quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

É ilegal a apreensão de veículos pelo não pagamento de IPVA

09/10/2017
in Artigos, Brasil

O IPVA é um imposto cobrado pelos estados sobre a Propriedade de Veículos Automotores, portanto tem natureza fiscal e tributária. Assim sendo constituem flagrante abuso do Poder de Polícia a apreensão de veículo como meio para forçar sumariamente o pagamento do referido imposto. Os impostos inclusive o IPVA, devem ser cobrados seguindo o rito jurídico estabelecido na lei, inclusive na Constituição Federal.

A Constituição Federal assegura no rol dos direitos fundamentais que ninguém poderá ser privado de seus bens ou de sua liberdade sem o devido processo legal. O contraditório e ampla defesa devem ser respeitados em todos os processos, seja administrativo ou judicial, sobre pena de ser considerados ilegais.

A apreensão e consequente remoção de veículos nas britezepelo não pagamento de IPVA é uma violência praticada sumariamente pelo agente estatal a medida que se quer instaure um processo administrativo e garanta ao proprietário do bem o direito sagrado ao contraditório e a ampla defesa. Portanto é um ato ilegal que poderá gerar o direito de reparação de danos, inclusive material, caso o proprietário do veículo comprove prejuízos.

O STF já decidiu inclusive com a existência das sumulas que é ilegal a pratica do confisco como meio para receber dividas de natureza fiscal. Súmula 70 STF “Reafirmação de jurisprudência com repercussão geral: inconstitucionalidade de restrições a livre exercício de atividade econômica ou profissional como meio de cobrança de tributos”. Súmula 323 STF “ É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos”. Súmula 547 STF “Não é lícito à autoridade proibir que o contribuinte em débito adquira estampilhas, despache mercadorias nas alfândegas e exerça suas atividades profissional”.

As supracitadas súmulas demonstra claramente que o Supremo Tribunal Federal rechaça as apreensões de bens realizadas como meio de forçar o pagamento de determinado tributo. Ainda observamos expressamente no artigo 150 da Constituição Federal a vedação em utilizar tributos com efeito de confisco. Portanto, por todos os ângulos analisados constituem flagrante ilegalidade a apreensão e remoção de veículo pelo não pagamento de IPVA.

Constituem, ainda, ilegalidade forçar o proprietário do veículo ao pagamento de guincho, na maioria dos casos terceirizados a empresas particulares pelos DETRANS, e o pagamento de diárias referente a guarda do veículo em pátios, as vezes também terceirizados. Mesmo que fosse legal a remoção de veículo pelo não pagamento de IPVA,as custas de tal operação deveriam ser arcadas pelo estado e não cobradas do proprietário do veículo.

Portanto, o meio legal para cobrar tributos, inclusive o IPVA, é a execução fiscal aonde se garantirá a aplicação dos princípios constitucionais. Para saber mais acesse www.agnaldonepomuceno.com.br

Fonte: Rondoniadinamica

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.