domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 13:22 – O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.

13/11/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]Homens bons enxergam longe, especialmente no que diz respeito à sua família. Eles são grandes planejadores familiares. Eles se alegram nos netos e procuram preparar toda a vantagem possível. Deus recompensa suas bondades preservando os seus bens para a posteridade. As gerações dos justos são abençoadas (Sl 103:17). Mas Ele tira as riquezas dos ímpios e os dá aos justos.

A bíblia promete a longevidade para os jutos e encurta os dias dos ímpios (Pv 3:1-2; 4:10; 9:11; 10:27; Sl 34:11-13; 91:16; Ef 6:2-3). E também promete a transferência segura da riqueza de uma geração à outra (Pv 28:8; Ec 2:26; Jó 27:16-17). Estas são promessas maravilhosas que nenhum vendedor de seguro de vida pode igualar com esta proposta.

Israel, o povo de Deus, visitou o Egito, os pagãos adoradores de cães do Nilo. Quando saíram, eles levaram a riqueza da nação por muitas gerações (Êx 3:21-22; Êx 12:36)! Saul tinha inveja do justo Davi e o perseguiu, mas Deus deu a Davi o trono e as mulheres de Saul (IISm 12:7-8). E é o trono de Davi que permanece para sempre (Is 9:6-7)!

Mas o homem justo tem um papel a exercer! Em primeiro lugar ele é bom moral e espiritualmente. Depois ele recebe uma herança para os seus netos. Ele os considera a sua coroa (Pv 17:6).

Um homem bom é um trabalhador tenaz, um poupador consistente, um gastador frugal, um investidor prudente, e um doador generoso. Ele facilmente nega as coisas para si mesmo de forma que sobra dinheiro para as próximas gerações.

É uma ordenança de Deus para os pais angariarem bens para os seus filhos (Pv 19:14; IICo 12:14). Enquanto que os filhos devem estar preparados para sustentar os pais em caso de emergência quando envelhecerem, esta não é a verdadeira ordem de Deus para as duas próximas gerações (ITm 5:8). Os pais deveriam ter vivido diligentemente e suficientemente sábios para terem uma herança para as duas gerações seguintes.

O nosso mundo profano zomba de Deus e de suas ordenanças. Os seus hábitos egoístas e a ânsia por prazeres consomem a maior parte ou o todo de suas receitas. Na realidade, é comum se ouvir avós dizerem que, “Nós estamos gastando a herança dos nossos filhos.” O abençoado Deus enviará esse tipo de aposentado para o inferno e dará quaisquer bens deixados para os justos, que amam suas famílias!

A maior herança é o temor do Senhor, as Escrituras e a sabedoria (Sl 34:11; 119:111; Ec 7:11). Homens bons enxergam três gerações que precisam destas coisas (Sl 78:1-8; Jl 1:1-3).

Ah, leitor! O que você está fazendo pela sua família? Sua vida é íntegra assim ao ponto de bênçãos estarem sendo acumulados para os seus descendentes? Glória! Ou você tem sido um tolo, negligenciando a obrigação de dar aos seus filhos as vantagens com que você foi contemplado (Dt 6:4-9; IICo 12:14; Ef 6:4).[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.