Desde de “Chaves” até “Chapolin Colorado”, o ator mexicano inundou a televisão com suas piadas. O mais maravilhoso sobre isso é que, mesmo com o passar do tempo, os episódios ainda estão sendo transmitido e causam furor! Continue lendo para saber, por exemplo, por que o programada foi chamado de Chaves!!!
Qual é a razão do seu apelido?
Roberto Gómez Bolaños, nascido na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929,tinha um apelido singular: “Chespirito”. Bolaños era chamado assim porque era um cruzamento entre William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês e Chiquito, por causa da sua complexão física.
Quase morreu ao nascer
A mãe de Roberto Gómez Bolaños teve uma gravidez muito difícil. Elsa Bolaños, que daria à luz o humorista talentoso, quase perdeu o bebê depois de ingerir um medicamento contra a gripe que havia sido prescrito pelo seu irmão. Finalmente, a infelicidade foi evitada e em 21 fevereiro de 1929 nasceu Roberto.
Foi rentável em 1,7 bilhão de dólares
Segundo os dados fornecidos pela prestigiosa revista Forbes, em 1992, quando terminou a produção de seus programas, estes foram vendidos à Televisa, que possui hoje os seus direitos. Foi 1,7 bilhões de dólares, pagos em royalties pela retransmissão dos episódios em diferentes países. No total, foram 1.300 episódios de meia hora durante 24 anos.
Inacreditavelmente foi criticado por estimular o abuso
Este ator, escritor e provocador de risadas, como era o mexicano, foi criticado por estimular a violência psicológica, o machismo e o “bullying” ou abuso com seu personagem Chapolin Colorado. É por isso que, sob pressão, tentou limpar seu nome com o Chaves, que promove a prática de exercício, o respeito pelas pessoas e, especialmente, a humildade que o caracteriza.
Ele teve seu musical na Broadway
Apesar de ter morrido em 2014, sua arte continuou em forma de musical. Uma obra na famosa rua Broadway foi feita com o material que ele havia escrito. O título da apresentação foi “Queen Mother“ (Rainha Mãe). Antes de realizá-la foram feitas leituras particulares da obra que foi supervisionada por Florinda Meza.
Familiares famosos
Seu pai, Francisco Gómez Linares é retratista famoso de políticos e suas famílias ou famílias internacionais como Warren Harding cujas obras estão expostas no Hotel Gunter no Texas, Estados Unidos. Além disso, Chespirito é sobrinho de Gustavo Díaz Ordaz, que foi presidente do México de 1964 a 1970.
Ele inspirou Os Simpsons
A famosa série do Chapolin Colorado inspirou outra grande série tão grande como a mencionada. Foi vital para o cartunista Matt Groening dos Simpsons. O criador da famosa família amarela se apoiou no personagem de Bolanos para criar o homem abelha de Os Simpsons. Uma espécie de herói, o homem e abelha que tem expressões mexicanas como “Ay Chihuahua“.
Os pais de Chaves
O criador do personagem teve o cuidado de dissipar algumas perguntas que se referem aos seus pais. Em 1995, ele respondeu a essa pergunta no livro O Diário de Chaves. Segundo conta o livro, Chaves nunca conheceu seu pai, mas sim a sua mãe.Quando ela ia trabalhar o deixava em uma creche até que um dia ele foi enviado para o orfanato
Um arquiteto frustrado
Roberto Gómez Bolaños deixou a Universidade Nacional Autônoma do México como arquiteto, mas dados os seus talentos artísticos, nunca atuou como tal. E menos mal que não tenha se decidido por este caminho, porque a sociedade teria perdido um dos melhores comediantes de todos os tempos.
Beethoven inspirou sua música de abertura
O que é o tema principal da entrada de outro personagem histórico de Bolanos, Chaves, foi inspirada por Ludwig Van Beethoven. Ainda que não tenha sido diretamente criada por ele, a canção se chama O elefante nunca esquece, do compositor eletrônico Jacques Perrey, que se inspirou no alemão porque sua versão é um plágio de A marcha turca de 1811.
Criativo desde a infância
Com seu tio, ele construiu um trem em escala que funcionava a vapor. Ele era um engenheiro mecânico e elétrico da cidade de Guadalajara. Embora não tenha se formado, ele estudou engenharia na Universidade Nacional Autônoma do México. Sem dúvida, ele influenciou sua infância que se tornaria parte de sua vida, um inventor real do riso.
Roberto Gómez Bolaños foi o autor musical
A letra e a música do tema Tengo todo contigo, da novela La Dueña, foi criada por Gómez Bolaños e foi dirigida por seu filho, Roberto Gómez Fernández em 1995. Além disso, foi produzida por sua esposa Florinda Meza e protagonizada pela primeira-dama do México, Angélica Rivera.
Fonte: Basilioneto.com.br