A AIDS e diversas outras doenças sexualmente transmissíveis sempre foram assunto de grande preocupação entre profissionais da saúde e pacientes.
A doença que ficou conhecida como a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida surgiu mais ou menos em 1930 a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico de chimpanzés e do macaco-verde africano. A transmissão do vírus entre macacos e seres humanos aconteceu em tribos da África que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes.
Nas décadas de 60 e 70 o vírus se espalhou pelo mundo e só em 1981 a AIDS foi identificada. Atualmente, pesquisas apontam que cerca de 40 milhões de pessoas foram infectadas no mundo.
Se lá na década de 80 a doença era tratada com seriedade, hoje o número de infecções cresce devido a essa falta de importância e até por desconhecimento dos riscos que a doença oferece. Mas, calma, dados da UNAIDS apontam que mais da metade das pessoas que contraíram o vírus HIV têm acesso ao tratamento, reduzindo pela metade as mortes dos pacientes que buscam tratamento.
Fonte:Jpnews