domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 22:25 – Para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma.

22/11/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

O pecado é contagioso, mas não é uma virtude! Transferimos doenças uns aos outros, mas não a saúde! Amigos maus lhe corromperão; mas você nunca converterá amigos maus. Esta é uma lei da sabedoria e da natureza. O homem se desvia para o pecado, mas nunca para a virtude. Amizade e associação com pessoas más lhe ensinarão hábitos maus e prenderão a sua alma. Você é o reflexo das companhias que você frequenta.

O nosso provérbio está ligado ao anterior que condena a amizade com homens iracundos e a associação com homens furiosos (Pv 22:24). Raiva e fúria são características da tolice que revela o mau caráter de homens que não conseguem governar os seus espíritos (14:17; 16:32; Ec 7:9; Tg 1:19-20). Homens piedosos passam de largo dos caminhos de tais homens.

Homens irados e furiosos raramente têm amigos. Até pelos homens naturais eles são ressentidos. Mas a amizade faz vistas grossas ou desculpa os erros que você já desprezou. O amor é cego! O pecado então contagiará a sua conduta. Você começa fazendo justificativas para, em seguida, você ficar anestesiado e em breve você estará reagindo de forma exagerada como ele e ato contínuo você será como ele! Sua alma depravada agora pode alimentar esse novo hábito pecaminoso.

Uma das importantes lições de Salomão para o crescimento da sabedoria é o de evitar homens ímpios e maus (Pv 1:10-19; 4:14-17; 9:6; 13:20; 19:27). Veja os comentários de Provérbios 13:20. O seu pai Davi já tinha ensinado esta regra anteriormente (Sl 1:1; 26:4-5; 101:3-8; 119:63). Até mesmo governantes, com grande caráter e autoridade, devem evitar as más influências de maus conselheiros (Pv 25:5).

Esta lição tem sido observada pelos prudentes durante as suas vidas. Amigos sem princípios destroem a integridade dos justos. Os santos aprendem uma aproximação à vida carnal e prendem as suas almas com a pressão dos seus amigos para se comprometerem. Israel não destruiu as nações pagãs de Canaã e isso lhes custou caro (Sl 106:34-40).

Considere Salomão e os seus casamentos. Ele se aproximou de Faraó e casou com a filha dele (IRs 3:1). Apesar desse homem ter sido abençoado com grande sabedoria e escreveu este livro e os próximos dois, a mulher má na sua vida corrompeu sua sabedoria e arruinou a sua alma (IRs 11:1-11; Ec 7:26-29).

O casamento deve ser somente no Senhor (ICo 7:39; 11:11). Crentes devem casar com crentes e ambos devem ser estar compromissados, incendiados, totalmente dedicados como discípulos de Jesus Cristo conforme os padrões das Escrituras. Deus destruiu uma vez a terra com o dilúvio pelo fato que os filhos de Deus se casavam com as filhas do mundo (Gn 6:1-3).

Paulo fez a seguinte advertência, “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (ICo 15:33). Qual a razão do aviso contra a decepção? O seu coração enganoso lhe dirá que você pode continuar firme nas suas convicções com um amigo que não seja lá muito perfeito. Mas você não pode e você não conseguirá. Você está tentando proteger seus sentimentos tolos. Abandone os tolos e viva (Pv 9:6).

A nossa nação Norte Americana está obcecada com a comunhão ecumênica entre várias denominações e credos doutrinários, os quais são abominação para Deus. Não importa como soa o fato de 15.000 pagãos cantarem o hino “Maravilhosa Graça”. Deus condena tais associações! Se um homem ou um anjo não adorar de acordo com o evangelho de Paulo, rejeite-o (Gl 1:6-9)! Brevemente o próprio Senhor fará isso e, por esta razão, seria melhor que você se antecipasse (ICo 16:22).

Os pais têm grande responsabilidade de protegerem os seus filhos das más companhias. Eles devem filtrar suas amizades e eliminar qualquer que não promova seu caráter e a sua conduta. Amizades no mesmo nível não tem valor algum. Se muitos pais praticassem esta regra, os tolos não teriam amigos, o que é seguro e apropriadamente justo.

Você quer um amigo que só lhe ensinará o caminho da justiça e da santidade? Deixe que o Senhor Jesus Cristo entrae para ter comunhão (Ap 3:20).

Ele dará doce alívio, conforto constante e sábio estímulo para a sua alma. E Ele nunca lhe deixará ou abandonará!

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.