terça-feira, 29 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Alex Redano e Maurão requerem informações da empresa que fará 2ª Aproximação do Zoneamento

23/11/2017
in Política, Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Alex Redano (PRB) assinaram requerimento solicitando informações oficiais sobre o contrato e os trabalhos já realizados pela empresa vencedora da licitação para a realização da 2ª Aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia.

Segundo a justificativa dos parlamentares, a iniciativa tem como base saber a real efetivação e o atual panorama da atualização do zoneamento que está sendo executado pela empresa vencedora, enfatizando os procedimentos metodológicos e os resultados já alcançados.

Os deputados informam que a licitação já teria sido homologada e alguns trabalhos já iniciados, porém, não há notícias de quais. Maurão e Redano ressaltam que querem informações sobre quais as regiões mapeadas, estudadas, e nas quais a Sedam aplicará o programa.

O zoneamento implica em soluções de posse de terra, indenizações às famílias e proteção de unidades de conservação. Também apoiará a gestão ambiental na consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no fortalecimento da gestão ambiental municipal, contribuindo para o combate ao desmatamento e à degradação florestal no Estado.

Na 2ª aproximação, há 16 anos, a escala de 1:250 mil detectou áreas com fragilidade ambiental e resultou na transformação de áreas impactadas em novas unidades de conservação estaduais. Consequentemente, a aproximação visual visa corrigir o zoneamento, que ocorreu devido à pouca atuação de outros atores.

Os parlamentares ressaltam que avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Estado, comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, com auxílio do Tribunal de Contas, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias são algumas das missões institucionais do Poder Legislativo.

A Assembleia, acrescentam Maurão de Carvalho e Alex Redano, tem o poder de realizar fiscalização financeira, orçamentária, contábil, operacional e patrimonial dos atos do Poder Executivo e da administração direta e indireta.

Os deputados têm as ferramentas de fiscalização, os requerimentos de informações oficiais e proposta de fiscalização e controle destinada a pedir apuração de irregularidades no âmbito da administração pública, podendo ser apresentada por qualquer deputado à Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle.

“Um dos papéis atribuídos ao deputado é justamente o de atuar como fiscalizador e mediador entre o Poder Executivo e munícipes. O parlamentar tem como meta essencial ser um representante da população no trabalho de acompanhamento das ações propostas pelo Poder Executivo, que, como o próprio nome diz, é quem executa as ações, programas e projetos em benefício da coletividade”, concordaram os proponentes do requerimento.

Fonte:Assessoria

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.