domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 27:23 -Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos;

27/11/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

Todos os homens devem ter uma profissão ou negócio lucrativo, pois o trabalho produtivo é a vontade de Deus. Mas cada homem deve tomar as medidas cautelares de sua profissão ou negócios, pois ambos poderão desaparecer por muitas causas. Uma análise e previsão dos negócios é parte da sabedoria.

Porque isto é importante? Porque a vida num mundo pecaminoso está cheio de mudança, e um grande negócio pode decair e atingir o seu fim rapidamente. O pregador usa dois exemplos para frisar o seu ponto – homens ricos se tornam pobres e reis fortes são depostos (Pv 27:24).

Os homens ricos das gerações passadas não são os homens ricos desta geração. Os Rothschilds, Vanderbilts, Morgans, Carnegies, Astors e Rockefellers estão bem abaixo da preeminência que já tiveram. Hoje, os ricos são Gates, Buffet, Allen, Walton, Ellison e Ballmer. Qualquer um destes poderia comprar todas as posses das antigas famílias, combinadas. Riquezas não são para sempre – eles vão embora de várias maneiras. Sucesso econômico é temporário.

Reis invencíveis, que em certa época governaram poderosos impérios, desapareceram. Alexandre o Grande morreu aos 33 anos, e os seus filhos foram assassinados. Sua coroa e família pararam ali mesmo! Onde está Ramsés II, Gengis Khan, Luiz XVI, John F. Kennedy e as suas famílias? O que foi que aconteceu com o grande Nabucodonosor? Até mesmo a sua gloriosa cidade da Babilônia desapareceram da face da terra. O que foi que aconteceu com o poderoso império romano? A atual Itália e a sua capital são alvo de riso quando comparados com aqueles!

Salomão viu muita mudança política em primeira mão. O rei Saul e sua família foram extintas; apenas um Mefibosete aleijado ficou. Davi, o pai de Salomão, substituiu Saul; e ele nem era da mesma tribo de Israel. E o filho de Salomão, Reoboão, rapidamente perdeu dez das doze tribos em virtude da sua fraca liderança. A coroa não dura para todas as gerações. Sucesso político é somente temporário.

Os empregos e os negócios deste mundo podem mudar drasticamente e rapidamente. Negócios e empregos se perderam com mudanças nas leis, depressão econômica, excesso de expansão, novas invenções, negligência e preguiça, concorrência, mudanças nos impostos, guerra, reviravoltas políticas, desastres naturais, roubo, mudanças culturais, morte, e outras razões. As areias movediças dos negócios e da economia podem engolir aqueles imprevidentes que não se prepararam para o futuro.

Um emprego ou um negócio é uma dádiva abençoada de Deus; Ele espera que homens sábios cuidem bem de si mesmo. Diligência é necessária e é determinada (Pv 22:29; Gn 3:17-19; Rm 12:11; ITs 4:11-12) A previsão é necessária e ordenada (Pv 6:8; 22:3; 27:12; 30:25). Davi, apesar de ser rei, nomeou grandes homens para zelar sabiamente pelos seus bens (ICr 27:25-31); E Ezequias, que adorava o campo, fez esforços caros para garantir o bem das suas fazendas (IICr 26:10).

Parte daquela diligência foi o de conhecer bem a situação da época e investir no seu futuro. Numa sociedade agrícola, era importante conhecer a condição do rebanho e do gado bovino. Eles sofrem de alguma doença? Que pastores permaneceriam com você e quais o deixariam? Você precisava conhecer e corrigir as ameaças presentes da sua prosperidade e você tinha necessidade de olhar para o futuro para acomodar o crescimento ou administrar a adversidade.

É fácil deixar que a sua competência profissional ou a margem de vantagem de sua empresa deteriore. É fácil cair em hábitos profissionais ou nos buracos e perder a sua perspicácia. A preguiça é parte da natureza humana. Salomão advertiu os homens a se aplicarem de forma a preservarem os seus meios econômicos, pois as mudanças na vida certamente roubará o sucesso anterior do preguiçoso (Pv 24:30-34). Você é tão valioso para o seu empregador quanto o dia em que ele o contratou? Você está operando os seus negócios tão intensa e cuidadosamente quanto você fazia durante o melhor ano deles?

Os homens sábios observam as mudanças e as tendências em sua indústria e em suas companhias. Eles não são pegos de surpresa quando os seus empregos ou negócios não oferecem mais segurança. O seu emprego ainda é disputado? Ou a sua profissão está caindo em desuso? Você está se mantendo atualizado nas mudanças técnicas? Você tem um plano sobre o que você estará fazendo daqui a dez anos? É uma expectativa válida ou você precisa de mais treinos ou de um novo emprego? Você empregou bem o tempo para se manter comerciável e valorizado? Você tem conhecimentos profissionais transferíveis, capital líquido, contatos profissionais, ou todos os três para lhe ajudarem no futuro?

Estas questões exigem esforços e Salomão nos exorta à diligência ao considerá-los cuidadosamente e corrigi-los. Não basta ir continuamente para o mesmo emprego ou operando o mesmo negócio, mesmo que você o faça diligentemente. Você também precisa medir a viabilidade futura do seu emprego ou negócio, e fazer quaisquer mudanças que se fizerem necessárias para evitar perdas.

O provérbio pede diligência, não medo. Levando em conta que você não consegue enxergar nem o dia de amanhã, você deve confiar no Deus que segura o futuro em suas mãos. Faça o melhor de si mesmo para garantir o futuro e confie no Senhor para o resto. Pois sem as Suas bênçãos, qualquer esforço em construir uma casa, ou manter uma cidade, será em vão (Sl 127:1). Durma, amados (Sl 127:2)!

Ministros do evangelho, que são pastores de rebanhos, devem ser diligentes na supervisão de suas congregações, conhecendo os problemas individuais, corrigindo-os, tomando os cuidados para evitar aborrecimento e a planejar e preparar para a prosperidade (IPe 5:1-4). Um grande dia de prestação de contas está chegando para eles também, mas muito mais terrível (I Cor 3:11-17).

O nosso provérbio de hoje tem sabedoria bem natural e terrena – cuidando dos seus negócios! Mas estas palavras também testificam de Jesus Cristo, o qual é o Bom Pastor, que conhece as Suas ovelhas, e também é conhecido delas, e não perderá uma única ovelha (Jo 10:1-16)! Obrigado, Senhor, por ser diligente e por conhecer o estado em que se encontra o Seu rebanho.

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.