No período de 11 a 15 de dezembro, a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) realiza o curso de formação para agentes de Ater do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em Palmas/TO.
Os cerca de 100 agentes participantes do curso irão atuar no Projeto Piloto, que está sendo realizado pela Anater em parceria com o Ruraltins, com objetivo promover a qualificação dos serviços de Ater, levar inovação tecnológica e melhorar a produtividade dos agricultores familiares do Estado.
O instrutor da Anater e um dos facilitadores do curso, Sérgio Biron, explica que o objetivo é preparar os agentes para ir a campo e executar a proposta do Projeto Piloto da Anater, que possui um viés no desenvolvimento comunitário, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade. “Para isso, vamos trabalhar com unidades de referência, fazendo a integração entre a pesquisa e o ensino, para que possamos utilizar o conhecimento e as tecnologias já desenvolvidas nesse trabalho junto com os agricultores, de acordo com sua necessidade e especificidade”, completa.
Para realizar o Projeto Piloto no Tocantins serão investidos recursos na ordem R$ 3.809.680, de 2017 a 2020, beneficiando 1000 famílias de agricultores de 50 municípios, abrangendo as sete regionais do Ruraltins, distribuídas em todo Estado,
Segundo o Diretor de Empreendedorismo Rural, Adeniuex Rosa Santana, a formação tem como foco alinhar o trabalho desenvolvido pelos extensionistas com as perspectivas da Anater. “Nesse primeiro momento, os facilitadores irão fazer um alinhamento com os técnicos apresentando as metas acordadas e as formas de execução. Em seguida serão apresentadas as formas de alimentação no Sistema de Gestão da Ater (SGA), ferramenta que vai gerenciar todo o trabalho, e, também, dar mais transparência às atividades, especialmente para os órgãos de controle, que vão acompanhar, em tempo real, o que estamos fazendo”, explica o diretor.
Para a extensionista e gerente de Meio Ambiente do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, com a capacitação, os extensionistas terão oportunidade de levar novos conhecimentos para os produtores, para que eles tenham um ganho na qualidade de vida. “Nossa expectativa com essa formação é repassar aos agricultores familiares inovações e meios para que eles produzam cada vez mais e melhor”, concluiu a extensionista.
Projeto Piloto
O projeto Piloto da Anater está sendo realizado em 14 Estados, de todas as regiões do País, beneficiando 12 mil famílias de agricultores. O investimento é de cerca de R$ 50 milhões e as ações estão serão realizadas de 2.017 a 2.020. A diversidade e especificidade de cada região vão contribuir para aprimorar a proposta da Anater, de forma que todo o País possa ser assistido com a mesma eficácia nos resultados.