sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MP permite empresa pública vender diretamente petróleo do pré-sal da União

23/12/2017
in Política

Stéferson Faria/Agência Petrobras
Energia   petrobras   plataforma Petrobras petróleo pré sal exploração combustíveis
A receita com a comercialização do petróleo será destinada ao Fundo Social

O governo editou medida provisória (MP 811/17) que permite à Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) comercializar diretamente o petróleo extraído do pré-sal que fica com a União. O texto, publicado nesta sexta-feira (22), afirma que a comercialização deve ser preferencialmente por leilão.

A PPSA, criada pela Lei 12.304/10, é uma empresa pública criada para gerir contratos de partilha de produção. Ela é responsável pelos interesses da União nesses projetos. Pela legislação, a empresa não tem responsabilidade pela exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás.

A lei que criou a estatal, alterada pela MP, previa anteriormente que a entidade precisava contratar uma empresa especializada intermediária para a venda da produção que fica com a União.

A receita com a comercialização do petróleo será destinada ao Fundo Social (FS), criado pela Lei 12.351/10, que instituiu o regime de partilha na camada pré-sal. O valor repassado é o deduzido de tributos e gastos com a comercialização e possível remuneração de agente comercializador externo.

Os gastos de comercialização devem ser previstos em contrato entre a PPSA e o comprador e, em caso de licitação, no edital. Estão fora dessa conta, segundo a MP, a remuneração de funcionários, despesas de custeio e investimento e pagamento de tributos.

Unitização
Pela MP, os gastos da empresa de exploração de área adjacente à da União, em casos de unitização, serão tratados como o custo em óleo, que é a parcela da produção exigida em caso de descoberta comercial correspondente aos custos tidos pela empresa.

O processo de unitização, também chamado de Acordo de Individualização da Produção (AIP), determina as diretrizes para o compartilhamento de reservatório de petróleo, quando a área vai além dos limites de propriedade de uma operadora. O AIP é celebrado pelas empresas contratantes para que a exploração possa ser feita de forma eficaz e eficiente e para reduzir eventuais disputas sobre o montante explorado.

Preço de referência
A comercialização obedecerá à política estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e o preço de referência fixado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e a venda do produto a preços inferiores só poderá ser feita se não aparecerem interessados na compra e a valores compatíveis com os de mercado.

De acordo com o texto, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) editará resolução até 31 de dezembro de 2018 com as novas regras de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos. Até lá, ato do Ministro de Estado de Minas e Energia vai regular essas atividades.

Tramitação
A MP 810 será analisada em uma comissão mista. Depois, seguirá para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/551327-MP-PERMITE-EMPRESA-PUBLICA-VENDER-DIRETAMENTE-PETROLEO-DO-PRE-SAL-DA-UNIAO.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.