sexta-feira, 1 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Segurança Pública rejeita fundo para capacitação profissional de presos

23/12/2017
in Política

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou o Projeto de Lei 5681/16, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que cria um fundo de capacitação para o trabalho e a melhoria do nível de escolaridade de presos.

DELEGADO WALDIR
Delegado Waldir: recursos seriam insuficientes para manter programas

Atualmente, a Lei de Execução Penal (7.210/84) determina que a remuneração do trabalho realizado pelo preso deve ser destinada ao ressarcimento do Estado, ao atendimento de despesas pessoais, à assistência à família e à indenização dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e não reparados por outros meios.

O texto de Carmen Zanotto, com a finalidade de armazenar parte dos recursos oriundos do trabalho do preso em um fundo específico, foi rejeitado pelo relator, deputado Delegado Waldir (PR-GO).

O parlamentar argumentou que as verbas provenientes do trabalho prisional que deveriam ser revertidos ao Estado como indenização não seriam suficientes para a manutenção dos programas de capacitação sugeridos no projeto.

“O Estado terminaria por utilizar recursos próprios para a garantir a capacitação para o trabalho e a melhoria da escolaridade dos custodiados, o que agravaria ainda mais a situação financeira dos estabelecimentos penais brasileiros”, apontou Delegado Waldir.

Ele observou ainda que somente 16% da população prisional do País trabalham, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen).

Voto em separado
O deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG) havia recomendado a aprovação do projeto, mas seu relatório foi rejeitado pela comissão e passou a constituir voto em separado. Em seu parecer, Moreira defendia que o fundo seria formado, entre outros, pelo valor das fianças estipuladas em prisões por dirigir embriagado e por 30% do total dos recursos recuperados em função do combate à corrupção.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/SEGURANCA/551357-SEGURANCA-PUBLICA-REJEITA-FUNDO-PARA-CAPACITACAO-PROFISSIONAL-DE-PRESOS.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.