terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Memória: Na mais longa excursão em territória nacional, Santos FC jogava no dia de Natal

26/12/2017
in Santos FC

Poucos clubes brasileiros tem a primazia de terem jogado no dia de Natal e também no primeiro dia do Ano-Novo. E o Santos FC tem essa honra pois jogou no dia 25 de dezembro de 1946 e empatou com o Ferroviário FC em 2 a 2 no Estádio Getúlio Vargas em Fortaleza e jogou no dia 01 de janeiro de 1947 novamente diante do Ferroviário e venceu por 4 a 0.

Essas partidas aconteceram quando o time foi aclamado como o ?Campeão do Norte?. O Peixe realizou em território brasileiro, a sua mais longa excursão que se possa imaginar. Foi no período de 27 de novembro de 1946 a 07 de fevereiro de 1947, no qual a delegação santista esteve viajando pelo Norte/Nordeste brasileiro. Foi esta a primeira vez em que o clube viajou de avião saindo de São Paulo indo para Recife a bordo da Transcontinental, retornando também de via área de Belém a São Paulo pela Aerovias Brasil.

Essa longa excursão foi autorizada pelo presidente Athié Jorge Coury que incumbiu a Acácio de Paula Leite Sampaio, vice-presidente de Administração e Patrimônio como chefe da delegação e como seu técnico o saudoso Abel Picabéa.

O time praiano jogou em cinco estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Pará jogando 15 partidas vencendo 12 e empatando 03 marcando 52 e sofrendo 17 gols. Participaram da viagem os seguintes jogadores: Artigas, Expedito, Nenê, Dacunto, Castanheira, Pirombá, Canhoto, Caxambu, Adolfrises, Rui, Dinho, Alfredo, Ayala, Zeferino, Maracaí, Antoninho, Leonaldo e os goleiros Osny e Zezinho.

Essa longa e exaustiva viagem aos estados do Norte/Nordeste motivou o brilhante jornalista De Vaney a publicar a Revista do Santos Football Club da qual extraímos o texto abaixo, que relata a chegada da delegação a cidade de Santos:

?Foi um delírio, quando a multidão sentiu que os componentes da embaixada já de regresso, iam se aproximando.

Atroaram foguetes. Ribombaram morteiros,

A frente, explodindo com fragor os seus motores, vinham os motociclistas do Santos Moto Clube, capitaneado por Luiz Bezzi, campeão brasileiro.

Desde o ?Cruzeiro? no além Cubatão, o ônibus que conduzia os gloriosos caravanistas vinha escoltado por muitas dezenas de automóveis. E a entrada da cidade o povo formou alas para que entre alas passasse a invicta comitiva.

A medida que a delegação ? em cuja esteira ? mais e mais se avolumava o número de automóveis, motociclistas e bicicletas, – ia se aproximando, mais aumentava a multidão que a caravana tinha que atravessar.

Em frente ao ?Diário? deteve-se a comitiva para saudá-lo. E para o reinício da marcha, foi necessário romper com energia a massa popular. Seguiu-se a visita ao ?Termômetro Esportivo?.

A praça Rui Barbosa, a rua João Pessoa, a rua Martim Afonso, faziam lembrar as noites de Carnaval.

A delegação parou defronte a ?A Tribuna?, para homenageá-la.

Retomou a caminhada, desta feita rumo à sede.

Então, o delírio atingiu o auge.

Tombaram confetes numa chuva colorida. Os aplausos compuseram a música do entusiasmo. E foi nos braços da multidão, que os da embaixada da vitória deram entrada na sede do grêmio que tanto tinham sabido honrar.

Todo o acesso das duas escadarias foi feito em meio daquela multidão que não se cansava de aplaudir e de vivar os heróis da inesquecível jornada, sob cujas cabeças caiam pétalas de rosas, símbolos da imperecível admiração do público, da cidade, dos afeiçoados do Santos F.C., aos que formaram a brilhante delegação.

A recepção que foi tributada aos magníficos representantes do Santos FC, só poderia ter sido de fato, o que foi ? uma apoteose. Uma apoteose digna do final de uma campanha, que até hoje nem um clube brasileiro conseguira realizar?.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Fonte: www.santosfc.com.br/memoria-na-mais-longa-excursao-em-territoria-nacional-santos-fc-jogava-no-dia-de-natal

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.