sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 12:16 – A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta

26/12/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

Que vergonha! Você está com raiva por causa do que? Porque você está perturbado? Aquilo foi tão ruim assim? Porque você perdeu o controle? A bondade de Deus dura para sempre (Sl 52:1)!

Um pavio curto marca um tolo, considerando que os homens prudentes evitam a vergonha da ira ao governarem seus espíritos. Seja rápido para ouvir, perdoar e servir; mas lento no falar e no irar (Tg 1:19)!

A ira é uma raiva veemente ou violenta; exasperação ou ressentimento intenso; profunda indignação. Homens sábios, seguidores da palavra de Deus, governam os seus espíritos para se guardar de tais sentimentos para com os outros, a não ser que a causa seja grande e injustificável (Pv 14:17,29; 16:32).

Raiva e ira são paixões poderosas, e fazem os homens dizerem e praticarem coisas que de outra forma não fariam. Portanto, eles precisam ser governados e governados com firmeza. Moisés feriu a pedra com raiva ao invés de falar a ela, e o Senhor o impediu de entrar em Canaã (Nm 20:7-13). A raiva levou Saul a tentar matar Jônatas, o seu próprio filho fiel (ISm 20:30-34).

Nem toda a raiva é errada, e Jesus só condenou a raiva sem razão (Mt 5:21-22). É claro, as modernas perversões da Bíblia, promoveram uma característica efeminada do cristianismo omitindo estas palavras de forma a condenar toda raiva. Assim fazendo eles envolveram Deus, o nosso Senhor, e todos os santos profetas, apóstolos e santos como pecadores!

Paulo ainda esclarece este ponto, explicando, “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4:26). Quando a raiva ocorre, você não pode deixar que ela o leve a pecar; e não se deve deixar que a raiva deteriore e se converta em amargura. A questão da provocação deve ser tratada com justiça e encerrada rapidamente.

Mas os tolos são rápidos para enraivecerem, por nenhuma razão justa. Provaram que eram tolos por não governarem seus espíritos. Homens sábios governam seus espíritos e controlam suas reações em qualquer situação. Tolos reagem sem pensar; homens sábios pensam antes de reagir. Tolos são governados pelas suas raivas; homens sábios governam suas raivas. E aqui está a lição do provérbio. Um homem prudente em primeiro lugar pensa e evitará a vergonha de uma raiva apressada, levando-o a agir tolamente (Ec 7:9).

E um homem prudente evitará homens raivosos, para não deixar a sua alma enlaçada (Pv 22:24-25). Leitor, governe o seu espírito, ao invés de ser governado por ele. “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1:20). É impossível ser o filho de Deus que você deveria ser, se você permitir que a raiva se extravase do seu coração e lhe traga vergonha. Não há glória na raiva e no conflito, independente daquilo que a sua carne ou Satanás minta para você (Tg 3:14-16).

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.