[bloqueador2]
Poucos homens entendem o que fazem. A maioria dos homens vive enganada. Eles pensam que são sábios e corretos, mas são tolos e errados. Eles pensam que conhecem aquilo que fazem, mas eles acreditaram em mentiras que oculta o que está por vir (Pv 4:19). Somente homens justos tem a prudência e a sabedoria para examinarem as suas vidas e escolher o que é reto (Pv 22:3).
O engano é uma coisa terrível! É uma falha maldita! É o pior erro que um homem pode cometer. Uma vez enganado, você não consegue saber, pois o engano leva você a crer que a mentira é uma verdade! Estar enganado é estar confiante de que você está certo, quando você está terrivelmente errado. Engano é mentir para si mesmo! Engano é acreditar que branco é preto, ou que preto é branco. Engano é andar pelado em público, enquanto você pensa que está totalmente vestido, como um imperador famoso!
Existe uma grande diferença entre homens sábios e tolos. Homens sábios não aceitam tudo como se verdade fosse. Eles examinam tudo cuidadosamente e provam todas as coisas. Eles se certificam de que sabem o que deveriam fazer, os riscos envolvidos, e os meios para realizá-los. Eles têm um plano piedoso e o executam.
Insensatos vivem tolamente. Suas tolices decorrem de suas mentes enganadas. Fazem as coisas por instinto (concupiscência), por pressão dos seus pares (medo), por livros de autoajuda (amor próprio), por erro e omissão (chance), e por instrução (sabedoria mundana). Para eles a vida acontece. Não entendem a vida ou a única maneira correta de viver. Eles enganam a si mesmos até à tolice.
José entendeu o mal do adultério e, por isso, rejeitou a mulher de Potifar. Sansão estava certo de que poderia controlar Dalila. José foi um homem prudente com um futuro; Sansão foi um tolo enganado e foi destruído. Abraão entendeu e ordenou à sua família a obedecerem a Deus. Eli pensou que poderia ser tolerante. Abraão foi um amigo de Deus; Eli foi totalmente destruído.
Tolos foram enganados para pensar que Benjamim Spock e James Dobson eram peritos em educar crianças, e a tolice é a nossa geração defeituosa, rebelde e de filhos egoístas. Homens prudentes sabem que o psicologismo barato é contrário às Escrituras. Eles aplicam a Palavra de Deus, e quando necessária, a vara, com resultados gloriosos, como faziam os seus pais antes deles.
Este provérbio é visto em sua plenitude na religião. Homens nobres examinam as Escrituras, a única fonte de absoluta verdade, para provar todas as coisas e confirmar o que é certo (At17:11; ITs 5:21). Tolos não suportam a sã doutrina, e por isso buscam por professores que os distrai com fábulas e mentiras (Jo 8:45; IITm 3:13; 4:3-4; Is 30:9-11; Jr 5:30-31). Bastam alguns minutos de televisionamento religioso ou de visita às igrejas que mais crescem para confirmar a tolice.
Os sacerdotes de Roma enganam tolos com a tolice de um biscoito que, na missa, se torna corpo, sangue, alma e divindade de Jesus. Homens prudentes rejeitam o deus biscoito e entendem que a Mesa do Senhor é puramente simbólica do corpo e do sangue de Cristo. É o uso maciço de induções ao erro que deixa os países Católicos entre as mais pobres e ignorantes do mundo.
As filhas de Roma – Luteranos, Episcopais, Metodistas e Presbiterianos – enganam tolos com a tolice de aspersão por água sobre a cabeça de bebês como forma de batismo. Mas os homens prudentes entendem que Jesus foi até João Batista e foi sepultado e ressurreto de uma forma simbólica de uma sepultura de água. Eles buscam nas Escrituras a base para despejar água em bebês e não a encontram!
A Sociedade “Testemunhas de Jeová”, enganam seus tolos com a tolice de negar o inferno eterno. Aquelas almas iludidas estão a caminho de uma grande e prolongada surpresa! Billy Graham e Robert Schuller vendem a mesma mentira – Deus não enviaria homens para um inferno de fogo. Mas os homens prudentes entendem que aos homens está destinado morrerem uma só vez e depois disto o juízo num lago de fogo. A vida não é uma piada, como a “Comedy Central” (um show de comédia televisivo americano) deseja que você acredite. Ou a tolice deles já o enganou?
Você entende o seu caminho? Você se encontra enganado em alguma tolice na sua vida? Como você não consegue enxergar o seu próprio engano, como é que você vai encontrar mentiras em sua vida? Pelas escrituras! “Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.” (Sl119:113). “Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade.” (Sl 119:128).
[/bloqueador2]