domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 18:23 – O pobre fala com rogos, mas o rico responde com durezas

26/12/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

Todo homem vem ao mundo da mesma maneira que um filho de jumento (Jó 11:12), mas em pouco tempo ele consegue falar asperamente aos outros logo depois de receber algumas bênçãos naturais. O pobre logo aprende a suplicar e mendigar humildemente, enquanto que o rico arrogantemente fala contra eles com dureza. O provérbio é verdadeiro quanto aos homens naturais, mas ele não deve descrever o homem espiritual assim.

A vantagem ou desvantagem financeira, rapidamente afeta as nossas vidas. Os ricos são convencidos, têm muitos amigos, e imperam sobre o pobre (Pv 14:20; 22:7; 28:11). Eles crescem pensando que o mundo gira à sua volta. Eles se consideram independentes de Deus e do homem e, por esta razão, eles falam de maneira condescendente para com os que possuem menos. José falou com aspereza aos seus irmãos para esconder a sua alma branda (Gn 42:7). Nabal fez o mesmo ao revelar um coração vil (ISm 25:5-11).

Discriminação por diferenças em níveis econômicos não é cristão. Fomos ensinados pelo nosso Salvador para evitarmos qualquer acepção de pessoas (Tg 2:1-4). Os que geralmente perseguiam os santos eram os ricos (Tg 2:6-7), E são os pobres que Deus escolheu para serem ricos na fé e herdeiros do reino (Tg 2:5). Deus tem escolhido os pobres deste mundo para confundir os poderosos (ICo 1:26-31). Não existe diferença em Jesus Cristo quanto a homens escravos ou livres (Cl 3:28)!

As riquezas geram orgulho, e esta consequência é difícil de resistir (Pv 18:11; 30:8-9). O homem que busca riqueza busca a sua própria destruição (ITm 6:6-10). Não é de se admirar que Jesus dissesse que é mais duro para um homem rico entrar no reino dos céus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Mt 19:24). E, caro leitor, essa passagem é muito pequena!

E o Senhor fez o pobre e o rico (Pv 22:2). O rico não são homens que venceram pelos seus próprios esforços, como gostam de pensar. As riquezas não são obtidas pela velocidade, sabedoria, entendimento ou habilidade; elas existem pelo controle de Deus do “tempo e a sorte” (Ec 9:11). Ó homem rico, porque você se gloria na sua riqueza, como se você a tivesse conquistado pela sua habilidade, quando foi Deus que a deu a você (ICo 4:7)?

Ao invés de aspereza, tudo que dizemos ou fazemos deve ser com afabilidade (Ec 10:12; Cl 4:6). Pois a graça nos foi dada, não importando quão pobre somos neste mundo. O nosso Senhor Jesus, possuidor da terra e do céu, veio ao mundo e com suavidade tratou com os pobres de todos os tipos (Lc 4:18-21; 21:1-4). Deixe que os pobres se regozijem; deixe que o rico lamente a sua sorte (Tg 1:9-11)! Nenhum homem pode, por qualquer meio, pagar a Deus o resgate da sua alma (Sl 49:5-13).

Jesus abençoou os pobres de espírito (Mt 5:3), e o Seu grandioso Pai prometeu abençoá-los (Is 66:2). Nós todos somos pobres diante do trono de Deus; todo homem, mesmo no seu melhor estado, é absolutamente destituído (Sl 39:5). Foi um publicano quebrantado que desceu à sua casa justificado (Lc 18:9-14). Querido Deus, estamos quebrantados; clamamos a Ti pela Tua graciosa misericórdia.

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.