segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 8:16 – Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra

26/12/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]

Temos aqui uma lição a respeito de ciência política. Príncipes, nobres e juízes, todos necessitam de sabedoria para o bom exercício de suas responsabilidades. Um provérbio bem semelhante precede este, o que demonstra que por repetição à ênfase que Deus dá a respeito da importância da sabedoria para os governantes (Pv 8:15). As lições práticas são estas: governantes com sabedoria serão bons governantes, e aqueles que não a tem não o serão; e se a sabedoria se presta tão bem para o trono, então a sabedoria é algo que vale a pena correr atrás.

A quem está se referindo quando usa a primeira pessoa, caso objetivo, do pronome pessoal “mim”? Sempre que ler o capítulo 8 de Provérbios, lembre-se que o capítulo inteiro é a personificação de uma mulher, a Senhora Sabedoria (Pv 8:1-3). Salomão insistiu nesta forma literária de forma a fazer com que a sabedoria fosse tão desejável e pessoal quanto fosse possível, pela inspiração do Espírito Santo. Fazemos a mesma coisa quando usamos os termos Senhora Liberdade ou Mãe Natureza.

O provérbio é teórico e prático, não é histórico ou literal. Nem todos os príncipes, nobres e juízes são sábios. Na realidade, a maioria não o é. Muitas decisões executivas, legislativas e judiciárias são tolas, e até contrárias ao bom senso básico. A lição teórica é a de que os grandes governantes usam a sabedoria para desempenharem bem as suas responsabilidades. A lição prática foi expressa anteriormente: você deve admirar a sabedoria e correr atrás dela, porque ela é preciosa, e você precisa dela.

Todos os cargos públicos exigem sabedoria, uma qualificação que não é entendida até hoje. Jetro disse a Moisés, “E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez;” (Êx 18:21). Josafá ordenou aos Levitas e aos principais chefes nas suas posses, dizendo, “E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do Senhor com fidelidade e com coração inteiro.” (IICr 19:9).

O que é sabedoria? Posta de uma forma simples, ela é o poder de um julgamento correto! Sabedoria são as decisões e escolhas que equilibram a misericórdia e a verdade, beneficiam uma nação inteira, e são perfeitamente justas à vista de Deus! De onde ela vem? Do temor do Senhor (Pv 1:7; 9:10; Jó 28:28; Sl 111:10)! De que forma é aplicada o temor do Senhor aos processos políticos de uma nação? Pela obediência às Escrituras inspiradas e preservadas do Deus do céu (Dt 17:18-20; Sl 19:7; Sl 119:23,98-100,128,161; Is 8:20; IITm 3:16-17)!

Isto quer dizer que somente os governantes cristãos que seguem a Bíblia podem verdadeiramente ser grandes e nobres? Absolutamente! É o temor de Deus e à palavra de Deus que faz com que os governantes e nações sejam grandes. Na medida em que a palavra de Deus é divulgada, pregada e obedecida numa nação é também a medida que uma nação será avaliada pela liberdade, justiça, moralidade e paz. Davi, um dos maiores e mais nobres reis, escreveu: “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança.” (Sl 33:12). Nações que rejeitam a Deus serão convertidas em um inferno (Sl 9:17).

Temos aqui o que Moisés declarou a respeito de apenas uma pequena parte do Velho Testamento: “Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente. Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o chamamos?” (Dt 4:5-8).

Os príncipes, nobres e juízes são todos sábios? Dificilmente. Deus disse ao Rei Nabucodonosor, o maior monarca de todos os tempos, que Ele geralmente colocava os homens mais elementares em cargos públicos (Dn 4:17). Enquanto que eles e os seus cargos devem ser honrados, como foi ordenado por Deus, mesmo assim poucos são honrados entre eles (Rm 13:1-7). Considere o maior dos crimes cometidos em todos os tempos – o julgamento corrupto e a crucificação de Jesus de Nazaré. Foi um julgamento arquitetado, aprovado e executado por uma combinação de líderes religiosos judaicos e dois nomeados, Pilatos e Herodes.

Quando uma nação rejeita a Deus, como os Estados Unidos estão fazendo hoje em dia, Ele retira os grandes homens, de tal forma, que só lhes resta, crianças e mulheres empurrando-os para o desastre (Is 3:1-5,12). Quando uma nação vê os seus homens poderosos, homens de Guerra, grandes juízes, homens prudentes, homens honrados, conselheiros, artesãos especializados e eloqüentes oradores desaparecerem, Deu está trabalhando! Só assistir a um debate presidencial deve ser o suficiente para você chegar à conclusão de que já estamos lá! A não ser que os Estados Unidos se arrependa e volte para Deus, ela está descendo, descendo, descendo!

Qual é o objetivo do capítulo 8 de Provérbios? É o de exaltar a sabedoria pelos seus grandes serviços para Deus e para os homens, de forma a desafiá-lo a abraçá-la de todo o coração e força (Pv 8:1-11,32-36)! Neste provérbio, em particular, a sabedoria é exaltada pela sua utilidade para os grandes e nobres governantes. Para que sejam gloriosos, desempenhando os seus deveres com benevolência, justiça e prudência, eles precisam de sabedoria. Esse alto valor e a sua utilidade devem motivar o seu desejo por ela.

Se a sabedoria é tão necessária para os reis, príncipes, nobres e juízes para poderem governar bem, quanto esforço você faz para buscá-la? Se a sabedoria é tão grande, ela deve ser o objetivo principal de sua vida (Pv 4:7; 18:1). Onde ela é encontrada? No temor de Deus e obediência à inspirada e preservada escritura de Deus! São estas as grandes prioridades de sua vida? Se você ama a sabedoria e busca por ela cedo, você a encontrará facilmente (Pv 8:17)! Comece hoje!

Só existe um único e verdadeiro Rei, Príncipe e Juiz – Jesus de Nazaré – Ele é o abençoado e o único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores (ITm 6:13-16). Ele está voltando brevemente para julgar a terra, endireitar tudo que é engano, corrigir todos os erros, acabar com todas as mentiras, punir todos os praticantes do mal e recompensar o justo com a vida eterna. Ele está atualmente sentado à mão direita de Deus e está desfazendo as nações em fragmentos políticos (Sl 2:1-12; Ap 2:26-27; 12:5; 19:11-16). O Senhor Deus onipotente reina! Aleluia! Amém!

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.