quinta-feira, 31 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Roubos e furtos de defensivos agrícolas reduzem quase 50% em Mato Grosso

26/12/2017
in Mato Grosso

O Terno de Cooperação Técnica firmado em fevereiro de 2017 entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) já apresenta bons resultados. O número de roubos (quando há violência ou ameaça) e furtos (sem violência ou ameaça) de defensivos agrícolas em Mato Grosso diminuiu este ano quando comparado a 2016. Ano passado foram registrados 142 casos e em 2017 foram 74, ou seja, 47,8% a menos.

Com o objetivo maior de identificar as organizações criminosas e também apontar e responsabilizar os receptadores de defensivos agrícolas, a Sesp e a Aprosoja criaram um canal de denúncias. ?Através deste canal foi feita uma série de prisões. E isso, logicamente, reduz os índices de criminalidade?, destaca o coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja, Lucas Beber.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que o trabalho preventivo colaborou para o resultado positivo. Para o secretário, os trabalhos das polícias, tanto da Militar quanto Judiciária Civil, são realizados com a mesma intensidade, seja na área urbana ou rural.

imagem26-12-2017-08-12-15

Outro ponto destacado por Gustavo é a integração entre as forças de segurança pública e a iniciativa privada. Ele ainda diz que a melhor forma de enfrentar a criminalidade é por meio do compartilhamento de responsabilidade. ?O resultado que temos no estado é fruto não só do trabalho e investimento, mas da integração entre órgãos estaduais e com a sociedade, isso é um programa de governo?.

Além da interação entre comunidade e órgãos da segurança pública, o termo de cooperação também trata da colaboração para soluções de monitoramento e rastreabilidade de produtos. A rastreabilidade via satélite e utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) auxilia nas rondas. ?É um equipamento de alta performance. Cobre áreas muito extensas e tem uma autonomia de oito horas de voo para poder subsidiar com informações de local e rastreabilidade?, explica Lucas Beber.

Gustavo ainda pontua que ?o planejamento para o próximo ano é fortalecer a parceria com a sociedade civil, prefeituras, associações, sindicatos, conselhos de segurança e Ministério Público?.

Serviço

As denúncias de roubos e furtos de produtos agrícolas podem ser feitas pelo telefone (65) 99811-2033, exclusivamente via WhatsApp ou SMS. 

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9105446

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.