O ano de 2017 terminou com o saldo positivo para Emerson Ávila e Wesley Carvalho, técnicos do Sub-20 do Cruzeiro e do Palmeiras, respectivamente. Ambos treinadores assumiram as respectivas equipes no meio do ano e triunfaram na temporada. Velho conhecido na Raposa, Emerson conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-20 e posteriormente a Supercopa Sub-20, competição que estreou este ano e que reúne o campeão Brasileiro e o da Copa do Brasil da categoria (Atlético/MG).
– Foi um ano maravilhoso para a base do Cruzeiro e também para a base de Minas, pois tivemos as duas principais equipes do estado na final da Supercopa. Foi também um ano de muita luta. O Cruzeiro tinha a carência de ganhar um título com uma visibilidade maior, a nível nacional. E o projeto desde o início foi investir no Campeonato Brasileiro e deu tudo certo no final – disse Emerson Ávila, que participou da Licença A da CBF Academy, ao lado do comandante palmeirense, em dezembro desse ano.
Na temporada 2017, as categorias de base do Palmeiras mostraram que o trabalho contínuo feito com os jovens talentos, nos últimos anos, pode gerar bons resultados no futuro. Neste ano, o Alviverde fez ótimas campanhas no Campeonato Paulista, chegando em todas as finais. Wesley levantou a taça de campeão do estadual Sub-20, além do clube ter conquistado o Sub-11 e Sub-15. As categorias Sub-13 e Sub-17 ficaram com o vice-campeonato.
– O que está acontecendo no Palmeiras foi um projeto implantado há dois anos, de como a base do Palmeiras iria funcionar. E este ano foi muito gratificante porque o Palmeiras está colhendo os frutos desse trabalho. As conquistas estaduais são um termômetro de que o trabalho está sendo bem realizado e que possa continuar neste caminho – falou Wesley Carvalho.