segunda-feira, 4 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto prevê ensino com metodologia específica para os jovens do campo

27/12/2017
in Política

Começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 184/2017, que prevê a Pedagogia da Alternância como uma das metodologias adequadas para o ensino em escolas de áreas do campo. Esse método propõe a alternância entre atividades teóricas, próprias da educação escolar, e atividades práticas no campo. A matéria está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e aguarda a designação de um relator.

A proposta é de autoria do deputado Helder Salomão (PT-ES) e tem como fundamento o princípio constitucional que estabelece como uma das bases de ensino o ?pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas?. O projeto inclui expressamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) a Pedagogia da Alternância como uma possibilidade de método de ensino para jovens em áreas rurais.

A Pedagogia da Alternância prevê que durante duas semanas os jovens aprendam na escola conhecimentos gerais e técnicos voltados para a realidade agrícola. Na quinzena seguinte, o aluno tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos no campo, geralmente na propriedade rural de sua família. O método foi criado por camponeses da França em 1935 e chegou ao Brasil na década de 1960, inicialmente no estado do Espírito Santo.

Reconhecimento

De acordo com o autor do PLC, já existem escolas que funcionam nesse modelo em vários estados brasileiros, entre elas a Escola Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFRs). Contudo, ele afirma que, mesmo diante da necessidade de se empregarem metodologias e estratégias específicas para as comunidades do campo, alguns estados relutam em reconhecer a efetividade e a legitimidade da Pedagogia da Alternância. O deputado defende ainda que o projeto é ?um passo importante na valorização dos nossos alunos do campo?.

Para Helder Salomão, essa metodologia dá aos alunos a oportunidade de continuarem estudando enquanto ajudam seus pais nas tarefas agrícolas, como a colheita, por exemplo. A inclusão formal do método na atual legislação, segundo o deputado, vai possibilitar que as escolas em áreas rurais tenham mais apoio financeiro de estados e municípios.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/12/27/projeto-preve-ensino-com-metodologia-especifica-para-os-jovens-do-campo

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.