Corinthians disputou 71 jogos na temporada, marcada por dois títulos
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O ano de 2017 está chegando ao fim. É hora de reviver tudo que o Corinthians, campeão do Paulista e Brasileiro, fez durante a temporada. E a reportagem do Meu Timão traz agora um super raio x do elenco de Fábio Carille. Quem mais jogou? Quem mais levou cartões? Quem mais deu assistências? Essas serão apenas algumas das perguntas que serão respondidas a partir de agora. Acompanhe:
Mais jogos
Cássio foi o corinthiano mais presente em campo em 2017
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Cássio foi o corinthiano mais presente em campo. O goleiro entrou em campo em 67 dos 71 jogos da equipe na temporada. As quatro ausências foram por conta da Seleção Brasileira e/ou por ser poupado pelo técnico Fábio Carille. Na sequência, aparecerem Gabriel e Jô, que atuaram 64 vezes. O zagueiro Balbuena, com 61, foi o quarto mais presente. Maycon e Romero, com 58, os seguintes.
Mais gols
Jô, com 25 gols, foi o maior artilheiro corinthiano em 2017
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Jô, com 25 gols, foi o artilheiro do elenco na temporada. Foram 18 no Brasileirão (que lhe renderam o prêmio de artilheiro da competição nacional), seis no Paulistão e um na Copa do Brasil. Um ano tão espetacular que o companheiro que mais se aproximou do centroavante foi Rodriguinho, que marcou 11 vezes. Na cola, o colega de meio de campo Jadson (10). Os dois paraguaios do elenco aparecem na sequência, com seis gols cada. Maycon e Marquinhos Gabriel, mais atrás, com cinco bolas nas redes adversárias.
Mais assistências
Ninguém deu mais passes para gol no ano do que Guilherme Arana
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Guilherme Arana, com 11 passes para gol, foi o maior garçom do elenco corinthiano. A temporada brilhante do lateral-esquerdo, inclusive, rendeu uma transferência para o Sevilla, da Espanha. Rodriguinho, com nove passes, foi o segundo. Na sequência, dois jogadores com sete assistências: Fagner e Jô. Clayson, Jadson e Maycon, com seis, vem atrás (destaque para o atacante, que chegou apenas em maio). Marquinhos Gabriel e Romero deram cinco passes para gol.
Mais cartões amarelos
Gabriel foi o jogador corinthiano que mais recebeu amarelos no ano
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Gabriel, com 18, foi jogador mais advertido do elenco corinthiano na temporada. Romero, com 16, foi o segundo que mais levou cartão. Fagner, com 14, foi o terceiro mais advertido. Seguido de Rodriguinho, que tomou 11 ao longo da temporada. Destaques positivos para Pedro Henrique (apenas um amarelo em 33 jogos disputados) e Maycon (seis em 58), que atuaram bastante e levaram poucos cartões.
Mais cartões vermelhos
Kazim, expulso na Florida Cup, foi um dos que receberam vermelho
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Não teve mais ou menos. O Corinthians de Fábio Carille levou quatro advertências com jogadores diferentes. Gabriel, Rodriguinho, Jô e Kazim foram os advertidos. Vale lembrar que o volante poderia ter dois se não fosse a intervenção do TJD-SP, que retirou o cartão recebido no Dérbi por ter sido falta de Maycon.
Árbitro que mais apitou
Ricardo Marques Ribeiro (MG), árbitro que mais apitou os jogos do Timão
Reprodução/TV
Ricardo Marques Ribeiro (MG), com cinco jogos, foi o que mais apitou jogos do Corinthians na temporada: Corinthians 3×2 São Paulo, Corinthians 2×0 Ponte Preta, Corinthians 1×1 Flamengo, Bahia 2×0 Corinthians e Sport 1×0 Corinthians, todos pelo Brasileirão. Os segundos mais presentes, com quatro jogos cada um, foram Raphael Claus (SP) e Wagner do Nascimento Magalhães (RJ). Na sequência, com três jogos, vêm Anderson Daronco (RS), Flávio Rodrigues de Souza (SP), Leandro Bizzio Marinho (SP), Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ) e Wagner Reway (MT).
Maiores públicos
Arena Corinthians recebeu mais de 34 mil de média na temporada
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Corinthians 3×2 Palmeiras (Brasileirão) – 46.090 mil pagantes; Corinthians 2×2 Atlético-MG (Brasileirão) – 46.030; Corinthians 1×1 Ponte Preta (Paulistão) – 46.017; Corinthians 3×1 Fluminense (Brasileirão) – 45.775; Corinthians 1×1 Flamengo – 44.682. Esses foram os maiores públicos do Timão na temporada, com todos os jogos disputados na Arena Corinthians.
Adversários mais enfrentados
São Paulo foi o adversário mais enfrentado pelo Corinthians em 2017
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O São Paulo foi o adversário que o Corinthians mais enfrentou na temporada. Ao todo, foram seis duelos com o rival do Morumbi e sem nenhuma derrota. A saber: Florida Cup, Paulista (3) e Brasileirão (2). Com um jogo a menos, a Ponte Preta ocupa a segunda colocação. A equipe de Campinas foi adversária cinco vezes, incluindo a decisão estadual. Palmeiras e Santos, com três jogos, vêm na sequência.
Adversários que mais sofreram gols
Vasco foi o adversário que mais levou gol do Corinthians em 2017
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O Vasco foi o adversário que mais levou gol do Corinthians na temporada. Os cariocas foram vazados pelo Timão dez vezes, sendo quatro na Florida Cup e seis no Brasileirão. O São Paulo, com oito gols tomados, foi o segundo mais vazado pela equipe de Carille.
Adversários que mais fizeram gols
São Paulo foi o time que mais fez gol, mas não venceu nenhuma
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O São Paulo foi o time que mais fez gol no Corinthians. Aproveitando-se dos seis jogos, a equipe do Morumbi marcou cinco gols no Timão. O Flamengo, com quatro, foi o segundo que mais marcou – um dos jogos contra os cariocas foi após o hepta. Com três tentos marcados, a Ponte Preta é a terceira que mais marcou, também aproveitando a quantidade de duelos na temporada.
Gols…onde, como, quando…
Jô marcou um de braço contra o Vasco; maioria foi de direita
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O Corinthians fez 91 gols na temporada. Foram 40 no primeiro tempo e 51 na segunda parte dos jogos. Em relação ao tipo, os jogadores marcaram da seguinte maneira: 17 de cabeça, 35 de direita, 36 de esquerda, 1 de mão e 1 de peito. E onde? Foram 75 dentro da área, nove fora da área, cinco de pênalti e apenas dois de falta durante toda a temporada.
Time mais escalado
Fábio Carille repetiu a equipe principal em 13 jogos
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Romero, Rodriguinho e Jadson; Jô. Esse foi a equipe titular mais utilizada por Fábio Carille, que a levou a campo em 13 oportunidades. Foi, inclusive, um recorde histórico do clube, igualando a equipe do fim de 1982 e início de 1983, que também tinha atuado 13 vezes naquela ocasião.
É isso. Até 2018, Fiel!
Veja mais em:
Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Fábio Carille.