A Série C do Campeonato Brasileiro 2017 foi conquistada pelo CSA-AL. Um dos destaques da competição, no entanto, sequer disputou a fase final da competição. O grande artilheiro da Terceira Divisão nacional foi Grampola. O atacante do Joinville-SC marcou 13 gols em 15 partidas disputadas.
Em entrevista ao site da CBF, o goleador do Coelho fez um balanço sobre a temporada. O maior motivo de comemoração para ele foi a inédita artilharia de uma competição nacional na carreira.
– Foi um ano muito bom para mim. É a primeira vez que eu alcanço uma artilharia em caráter nacional desde que iniciei a minha trajetória no futebol. É uma marca muito especial. Na Série C, foram 13 gols em 15 jogos. Marquei 19 em 20 partidas no total do ano. É a melhor média da minha carreira. Foi uma temporada especial – destacou.
Apesar dos gols de Grampola, o Joinville não conseguiu conquistar o acesso à Série B do ano que vem. O atacante lamenta que o objetivo principal não tenha sido alcançado, mas volta a vibrar pela marca individual.
– A nossa posição é essa. Independentemente de ser artilheiro ou não, temos de fazer gols para ajudar o clube. Primeiro é o objetivo do clube, ser campeão, conquistar o acesso… Tudo isso é melhor do que a artilharia. Infelizmente, não conseguimos subir. Mas vejo que com meus gols saindo, consegui ajudar o time. A minha parte passa muito por fazer gol. E, quanto mais gols eu fizer, melhor para todos – acrescentou.