A última semana de dezembro é de comemoração para os processos internos do Grêmio. Mais uma vez o Clube teve êxito na auditoria da ABS Quality Evaluations e, desta vez, obteve a recomendação à nova versão da norma ISO 9001:2015, no escopo Gerenciamento de Associados e Formação de Atletas para o Futebol.
Em dezembro de 2016 o Clube ampliou seu escopo ISO 9001:2008, tornando-se o primeiro do país a ser certificado na formação de atletas para o futebol. Desde então, aconteceram duas auditorias. A desta semana, conduzida pela auditora Patrícia Verona, ratificou o bom andamento dos processos e, como resultado, o Grêmio foi recomendado à nova versão da norma – sendo, também, o primeiro clube brasileiro a receber tal reconhecimento. A adequação do sistema de gestão para a nova versão da norma foi um compromisso firmado no último ano, durante a certificação para o novo escopo.
Foram auditados os macroprocessos de Governança, Aficionados, Eventos, Recursos Humanos e Formação, esse com ênfase nos processos de Acolhimento e Hospedagem e Desenvolvimento de Atletas.
Coordenando os trabalhos internos junto ao consultor Augusto Mainieri, diretor da Lucem Sistemas Integrados de Gestão, a Executiva de Administração e Planejamento do Grêmio, Christina Muniz, comemorou mais este importante passo para a instituição.
“A nova versão da norma ISO 9001 aumenta a solidez do Sistema de Gestão das organizações ao reforçar as melhores práticas em aspectos vitais, tais como: liderança, estratégia, a relação com clientes e fornecedores e, principalmente, a gestão de riscos. Saber que nossas equipes venceram o desafio de alinhar nossos processos às novas orientações é motivo de grande satisfação e orgulho pelo interesse e comprometimento demonstrado por todos”.
A próxima auditoria acontece na metade de 2018, já sob a nova norma ISO 9001:2015.