quarta-feira, 23 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Em 2017, Procuradoria da Mulher debateu feminicídio e reforma da Previdência

02/01/2018
in Política

Em 2017, o projeto Pauta Feminina, espécie de audiência pública realizada mensalmente pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado, fez 12 reuniões. A primeira delas, em fevereiro, discutiu o tema Feminicídio como Violência Política, assim considerado pelas senadoras por notarem a falta de compromisso dos estados com uma luta eficiente, séria e intransigente contra tais crimes. Há inclusive movimentos para tentar retirar do Código Penal este agravante para o homicídio, algo totalmente condenado pela procuradoria.

O projeto Pauta Feminina também abordou, ao longo do ano, outros temas caros à luta feminina: impactos da reforma da Previdência na vida das mulheres (março); o problema do casamento infantil (também em março); o protagonismo das cientistas nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (abril); o empoderamento das meninas e os objetivos do desenvolvimento sustentável (maio); o racismo institucional no atendimento à mulher na saúde (junho); a trajetória das mulheres negras na luta por igualdade (julho); o papel do audiovisual na construção da imagem feminina (agosto); a violência virtual contra as mulheres (setembro); os resultados da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (outubro); o trabalho das parteiras tradicionais (novembro); e a violência sexual contra mulheres com deficiência (dezembro).

? A Procuradoria Especial da Mulher do Senado encerra 2017 com um balanço positivo na missão de travar a luta pela igualdade plena e a abertura de caminhos para o efetivo empoderamento da mulher em todas as áreas da sociedade.  A compreensão da transversalidade e da necessária postura intersetorial dos debates sobre políticas públicas para as mulheres fez elevar a voz da metade feminina da população de forma a dar dimensão ampliada às iniciativas e aspirações da bancada feminina do Congresso Nacional ? comemorou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da mulher.

Atividades

Vanessa Grazziotin e os servidores da Procuradoria da Mulher trabalharam, durante o ano, para a concretização de oficinas e participaram de debates ou atividades didáticas voltadas à promoção dos direitos das mulheres.

Exemplos disso foram as oficinas Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida, realizadas no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); a 2ª Conferência Nacional de Saúde, em Manaus (AM); o workshop Ascensão Profissional das Mulheres, no ILB; a participação na abertura da Escola de Liderança de Meninas, no Maranhão; e na audiência pública do Ministério Público Federal para debater participação feminina na política, em maio.

Além das ações pela exposição fotográfica Mulheres Negras no Senado Federal; da participação na 137ª Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), em São Petersburgo, na Rússia; do lançamento da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Penha (SC); dos cursos Refletindo sobre a lei Maria da Penha com Jovens Aprendizes e Empoderamento para Mulheres, e no workshop Igualdades e Oportunidades: Mitos e Verdades sobre Gênero e Raça, no ILB.

Parcerias

A mobilização e pressão das parlamentares levaram a parcerias importantes com órgãos da Casa: Diretoria-Geral do Senado; Observatório da Mulher contra a Violência; Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça; Comitê Permanente de Gênero e Raça do Senado; Instituto Legislativo Brasileiro; e ainda a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, entre outros.

Além dos órgãos das Casas Legislativas, parcerias também foram firmadas com o Fórum de Mulheres do Mercosul; a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do governo do Distrito Federal; entidades da sociedade civil, como o Movimento do Orgulho Autista (Moab); organizações não governamentais, como a Recomeçar e Plan International; e empresas da iniciativa privada, como a Merck, Roche e Instituto Onco-Vida.

Exemplo

Graças à parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do governo do Distrito Federal, a Diretoria Geral do Senado passou a destinar 2% das vagas nos contratos de terceirização a mulheres que tenham passado por situações de violência doméstica. O projeto, adotado também pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, ganhou visibilidade como exemplo de boa prática, citado pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, na 7º Edição do Fórum Mulheres em Destaque, ocorrido em novembro, em São Paulo.

Legislativo

Nos meses-chave de mobilização das mulheres no Congresso, a procuradoria investiu na construção de um calendário comum de atividades para a construção das agendas conjuntas da Câmara e do Senado, resultando no Março Mulheres ? Igualdade no Trabalho; no Outubro Rosa; e no Novembro Laranja.

A Procuradoria da Mulher também participou da elaboração do Projeto Senado Mulheres nas Casas Legislativas. O projeto é uma iniciativa do ILB, da procuradoria, do Observatório da Mulher contra a Violência, do Comitê de Gênero e Raça; da Diretoria-Geral; e do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado.

Dividido em quatro módulos, o projeto foi feito pioneiramente em Manaus (AM), em setembro. Além de levar a outros estados exemplos de boas práticas, o projeto colhe sugestões de órgãos públicos e entidades dos movimentos sociais locais para aperfeiçoar e sugerir propostas legislativas nas áreas de trabalho e inclusão financeira, educação, saúde e direitos humanos, política e equidade de gênero.

Senado Mulher

O registro público de todas as atividades está no informativo mensal da procuradoria, o Jornal Senado Mulher, publicado de fevereiro a dezembro. A publicação é encartada no Jornal do Senado e pode ser acessada na página da Procuradoria da Mullher.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/01/02/em-2017-procuradoria-da-mulher-debateu-feminicidio-e-reforma-da-previdencia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.