quarta-feira, 23 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa de Apoio Tecnológico atendeu 16 cidades em 2017

02/01/2018
in São Paulo

O Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) realizou atendimentos voltados a 16 cidades de São Paulo em 2017, com investimentos de R$ 2,7 milhões. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado financia serviços especializados que empregam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O conteúdo está ligado a estudos em municípios de pequeno e médio porte sem recursos ou capacitação funcional para resolução de problemas e situações emergenciais. Foram atendidos os municípios de Aparecida, Apiaí, Cajati, Cananeia, Capão Bonito, Guapiara, Holambra, Itanhaém, Itaoca, Itu, Mongaguá, Peruíbe, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Rio Grande da Serra e Suzano.

Os projetos dedicados ao ordenamento territorial geomineiro responderam, no ano passado, por 37,5% dos atendimentos. A prestação de serviços de conservação e manutenção da infraestrutura e de edificações públicas, como a inspeção e a avaliação das condições estruturais de instalações esportivas e culturais, também foi significativa e abrangeu 25% dos contratos assinados em 2017.

?Os tipos de atendimentos realizados em 2017 foram bastante diversificados e, em 2018, o orçamento aprovado é de R$ 2,6 milhões?, explica Luiz Carlos Tanno, coordenador do programa no IPT.

Funcionamento

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio França, o Patem é um grande aliado dos municípios paulistas. ?Por meio da iniciativa, é possível evitar incidentes e catástrofes naturais.

Os técnicos do IPT elaboram laudos, estudos e cartas geotécnicas que auxiliam os prefeitos a adotar políticas locais para medidas corretivas. O principal objetivo é prevenir perdas humanas e materiais causadas por deslizamentos, erosões e enchentes, como as que ocorreram na cidade de São Luiz do Paraitinga?, ressalta.

Quando o município identifica um problema que necessita de avaliação técnica do IPT, a prefeitura deve enviar ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, com o relato do tipo de situação a ser examinada. Se a solicitação atender às exigências do Patem, a prefeitura e a Secretaria celebram o convênio.

Assim, os técnicos do IPT visitam a região e levantam informações para a produção do diagnóstico, em que são analisados os problemas e as medidas necessárias para solucioná-los. O programa não repassa recursos para a realização de obras.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/municipios-de-sp-recebem-investimentos-do-programa-de-apoio-tecnologico

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.