O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (3) as obras de pavimentação da Estrada Vicinal AAI 256. Conhecida como Estrada dos Bartok, a via interliga a Rodovia Deputado Mario Beni (SP 340) com a Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (SP 225), em Aguaí.
?Vamos inaugurar mais uma pista para a Unilever, que vai ter inclusive ciclovia, e vai também trazer mais segurança para os trabalhadores dessa nova indústria de Aguaí?, disse o governador sobre a importante via, que faz ligação entre a zona rural e o perímetro urbano da cidade.
Durante visita à região Centro-Leste do Estado, Alckmin esteve ao lado do secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Laurence, e do superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Volpi. O DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), implantou pavimento asfáltico e nova sinalização horizontal e vertical em 900 metros de pista. A ciclovia e a calçada de pedestres também foram modernizadas, assim como o acesso à nova unidade da Unilever e ao polo industrial do município.
Embora as estradas vicinais sejam responsabilidade dos municípios, a execução das obras foi possível por meio de convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aguaí. Mais de 35 mil habitantes foram beneficiados com as intervenções, realizadas entre maio e novembro de 2017.
O valor destinado às obras foi de R$ 2,7 milhões, recursos provenientes do Tesouro Paulista. Mas os benefícios regionais também foram ampliados com o pacto feito pelo Governo Estadual para incentivar a economia da região, e ainda estimular a contratação de pessoas da região para os postos de serviços gerados com as obras, como lembrou Alckmin no evento.
?É muito importante a gente valorizar os recursos humanos regionais e locais. Então, a gente estimula que obras geram bastante empregos e a gente estimula que as empresas contratem pessoas da cidade ou da cidade do entorno. Então foi feito um pacto para que as empresas contratem mão de obra local também para estimular a economia da região?, disse o governador, lembrando que o trecho modernizado facilitará o escoamento da produção industrial e também agrícola, reduzindo o custo logístico.