De 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou 31.641 atendimentos. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), onde o consumidor faz sua reclamação de modo presencial nos pontos de atendimento do Procon-MT, e na nova ferramenta de atendimento online www.consumidor.gov.br.
Sindec (atendimento presencial)
Do total de 21.214 procedimentos administrativos registrados no Sindec em 2017, a área de ?Serviços Essenciais? foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 11.515 reclamações. O setor ?Assuntos Financeiros?, com 3.935 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 2.627 atendimentos, está o setor ?Produtos?.
O setor ?Serviços Privados?, ocupa o quarto lugar, com 2.356 registros. Em quinto lugar está a categoria ?Saúde?, com 366 procedimentos registrados. O sexto lugar, com 257 registros, é ocupado pelo setor ?Habitação?. Em último lugar, com 158 registros, está o setor ?Alimentos?. Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017:
Áreas:
1º) Serviços Essenciais: 11.515
1) Energia Elétrica: 5.681
2) Água e Esgoto: 2.901
3) Telefonia Celular: 1.814
2º) Assuntos Financeiros: 3.935
1) Banco Comercial: 1.412
2) Cartão de Crédito: 815
3) Cartão de Loja: 543
3º) Produtos: 2.627
1) Telefone (convencional, celular, interfone, etc): 473
2) Eletroeletrônico Importado: 220
3) Internet: 115
4º) Serviços Privados: 2.356
1) TV por assinatura: 551
2) Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior): 429
3) Estabelecimento Comercial: 333
5º) Saúde: 366
1) Plano de Saúde Regulamentado: 126
2) Convênio de Assistência Médica/Odontológica: 69
3) Farmácia/Drogaria: 52
6º) Habitação: 257
1) Incorporação (construtoras e incorporadoras): 125
2) Loteamento: 64
3) Condomínio: 59
7º) Alimentos: 158
1) Leite e derivados: 29
2) Bebidas alcoólicas: 16
3) Padaria (Pão Francês, Pão de Centeio, Bolos, Bombas, etc): 10
Dez empresas mais reclamadas no Sindec (atendimento de forma presencial):
1) Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia ? 5.700 registros
2) ÁguasCuiabá S.A ? 2.708 registros
3) Claro S.A ? 1.378 registros
4) Telefonia Brasil S.A ? 815 registros
5) OI S.A ? 433 registros
6) Banco do Brasil S.A ? 408 registros
7) Caixa Econômica Federal ? 385 registros
8) SKY Brasil Serviços LTDA ? 376 registros
9) Tim Celular S.A ? 262 registros
10) Via Varejo S.A ? 235 registros
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 10.427 reclamações em Mato Grosso. A área ?Telecomunicações? lidera o ranking com 4.591 registros. Em segundo lugar estão os ?Serviços Financeiros?, com 3.295 demandas; em terceiro lugar ?Produtos de Telefonia e Informática?, com 1.353 reclamações; e na quarta posição o setor ?Demais Produtos?, com 344 atendimentos.
O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria ?Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos?, que recebeu 325 reclamações, seguido de ?Transportes?, que apresentou 249 registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área ?Demais serviços?, com 167 reclamações. A plataforma também registrou 48 reclamações para a área ?Saúde?, que ocupa o oitavo lugar do ranking do consumidor.gov.br. Também foram registradas 34 reclamações para a área?Turismo/Viagens?, 13 reclamações para ?Água, Energia e Gás?, 4 reclamações para ?Alimentos? e 4 para ?Educação?. A área ?Habitação? não teve nenhuma reclamação registrada através da plataforma online.
Áreas:
1º) Telecomunicações: 4.591
2º) Serviços Financeiros: 3.295
3º) Produtos de Telefonia e Informática: 1.353
4º) Demais Produtos: 344
5º) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 325
6º) Transportes: 249
7º) Demais serviços: 167
8º) Saúde: 48
9º) Turismo/Viagens: 34
10) Água, energia e gás: 13
11) Alimentos e Educação: 4
12) Habitação: Zero
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center ? Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.