terça-feira, 19 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto impede importação de petróleo de países que violam a soberania popular sobre recursos naturais

03/01/2018
in Política

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto de lei (PLS 460/2017) para proibir a importação de petróleo dos países que violam o princípio da soberania popular sobre os recursos naturais. O projeto também impede a celebração de acordos e contratos com esses países para a produção e o refino de petróleo.

O projeto classifica como ?não livres? os países que violam a soberania nacional sobre os recursos naturais. Pactos internacionais consideram soberanas as nações que ?podem dispor livremente de suas riquezas e de seus recursos naturais?.

De acordo com Randolfe Rodrigues, ?mais da metade do petróleo comercializado no mundo vem de países em que a população não tem nenhum controle sobre seus recursos naturais?. Para o senador, ?países democráticos que compram ou participam na produção desse petróleo são cúmplices nesse processo criminoso e violento?.

?O Brasil, assim como muitos outros países, ajuda a perpetuar essa situação iníqua ao satisfazer parte de suas necessidades de petróleo através da importação de países como a Arábia Saudita e a Guiné Equatorial. Nesses países, a população não tem nenhum controle sobre seus recursos naturais e sofre graves violações de outros direitos humanos básicos?, argumenta o autor na justificativa do projeto.

Randolfe Rodrigues afirma ainda que, naqueles países, ?as receitas do petróleo do sangue são usadas para financiar terrorismo e guerras civis?. No projeto, o senador sugere que um órgão interno do Brasil declare quais países violam o princípio da soberania nacional sobre recursos naturais.

O projeto recomenda ainda a regulamentação do tema pelo Poder Executivo. De acordo com o texto, caberia ao Palácio do Planalto definir critérios para declaração dos países não livres.

O texto também prevê punição em caso de descumprimento. A empresa violadora teria o contrato encerrado e o petróleo negociado apreendido. O projeto determina ainda o pagamento de multa de três vezes o valor do contrato. Se houver reincidência, a empresa tem o valor da multa dobrado e fica impedida de participar de licitações por dois anos.

?O petróleo pertence ao povo, é sua propriedade. Quando um regime vende seus recursos naturais sem qualquer controle da população está literalmente roubando a população de sua legítima propriedade. Quando a receita desse petróleo roubado é usada para oprimir o povo violando seus direitos humanos mais básicos, esse comércio criminoso se torna ainda mais vil?, argumenta Randolfe Rodrigues.

O projeto foi distribuído às comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O projeto aguarda designação de relator na CCJ.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/01/03/projeto-impede-importacao-de-petroleo-de-paises-que-violam-a-soberania-popular-sobre-recursos-naturais

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.