O Poupatempo Guaratinguetá completa nesta quinta-feira, 4 de janeiro, dois anos de funcionamento. O posto, que disponibiliza diversos serviços públicos em um único local, já realizou mais de 495 mil atendimentos durante o período de funcionamento. São cerca de 21 mil serviços prestados por mês.
Além de moradores de Guaratinguetá, a unidade recebe também cidadãos de outras cidades da região, como Aparecida, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Lavrinhas, Lorena, Potim, Queluz, Roseira, Silveiras, entre outras.
Os serviços mais procurados no posto são os do Detran.SP, como licenciamento de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 166 mil documentos emitidos; os do Instituto de Identificação (IIRGD), como RG e Atestados de Antecedentes Criminais, com 67 mil pedidos; e o e-poupatempo, para serviços públicos pela internet, com 55 mil atendimentos no período de dois anos.
A unidade conta ainda com o programa Acessa SP de inclusão digital e um correspondente bancário do Banco do Brasil, para pagamento de taxas.
Como agendar
Para marcar dia e horário para ser atendido no Poupatempo, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:
- Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br
- Aplicativo no celular: SP Serviços, nos sistemas iOS e Android
- Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: m.me/PoupinhaSP
Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos.
Serviço
O Poupatempo Guaratinguetá fica na Praça Brito Broca, 100 ? Largo do Matadouro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp ? Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou cerca de 580 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel. Juntas, todas as unidades atendem cerca de 190 mil cidadãos por dia.
Em 2017, o Poupatempo foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o ?melhor serviço público de São Paulo? pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ?melhor indústria digital do Brasil?, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.
Assessoria de ComunicaçãoDiretoria de Serviços ao Cidadão ? [email protected]