- DownloadGilberto Marques/A2imgAlckmin confere o funcionamento dos totens do novo Poupatempo Guarulhos
O Poupatempo inicia o ano com uma novidade tecnológica. Para ampliar o alcance dos serviços o Poupatempo espalhou totens de autoatendimento em shoppings, supermercados, e também no metrô. Ao todo foram instalados em 28 shoppings e supermercados da Capital, Grande São Paulo, cidades do interior e duas estações do Metrô (Paraíso e Vila Prudente).
Os totens são equipamentos que combinam tecnologias de interação e conexão e facilitam o acesso a informações e serviços. Nos últimos dois anos 18 modelos pilotos chegaram para os 18 maiores postos Poupatempo. Desde então cerca de 5 milhões de cidadãos já solicitaram serviços diretamente por este novo canal. Isso sem a necessidade de passar pelas mesas de atendimento.
O novo modelo de atendimento oferece acesso mais fácil para o cidadão. Os totens permitem solicitar serviços como a emissão e impressão gratuita do Atestado de Antecedentes Criminais e a solicitação de segundas vias da CNH e do RG, para quem já passou pela coleta biométrica no Poupatempo nos últimos três anos. As taxas podem ser pagas no débito no equipamento e o RG ou a CNH são enviados pelos Correios.
Os totens também apresentam vantagens operacionais para a Prodesp, empresa responsável pela gestão do Poupatempo. Também contribui para reduzir a demanda presencial, hoje em torno de 200 mil pessoas por mês.
Para os shoppings e supermercados onde os equipamentos estão instalados, a vantagem é a oferta de mais serviços.
Os testes finais com os equipamentos instalados fora do Poupatempo serão realizados por três meses. O plano da Prodesp e do Poupatempo é avaliar a demanda, agregar mais serviços aos equipamentos e espalhar totens em outros centros de compras e outros locais de grande fluxo de pessoas nos municípios paulistas.