Corinthians venceu sua 14º taça paulista em 6 de janeiro de 1952
Foto: Reprodução
Neste sábado, o Corinthians comemora os 66 anos do ponta pé inicial para o seu 14º título no Campeonato Paulista. No dia 6 de janeiro de 1952, a equipe do Parque São Jorge bateu o rival Santos por 3 a 1, pela primeira rodada do estadual daquele ano. O confronto foi marcado pela grande atuação do trio alvinegro Cláudio, Luizinho e Baltazar.
Para a estreia no Paulista de 52, comandado pelo técnico Rato, o Corinthians entrou em campo com a seguinte escalação: Cabeção; Murilo, Julião, Idário e Lorena; Toguinha, Jackson e Carbone; Cláudio, Luizinho e Baltazar.
Em plena Vila Belmiro, o Corinthians abriu o placar do clássico com Baltazar logo aos nove minutos de jogo. Não demorou muito para Tite, aos 17, empatar para os mandantes. O Timão voltou a ficar à frente do placar novamente com Baltazar – que terminou o Paulistão como artilheiro, com 27 gols em 30 jogos.
Leia também:Corinthians oficializa renovação de Danilo; meia manda recado nas redes sociais Problema de um ano atrás com Pablo pode se repetir com Henrique na chegada ao Corinthians Corinthians já tem três novos titulares, mas tudo ainda pode (e deve) mudar; entenda
Já na segunda etapa, a vantagem foi ampliada aos dois minutos quando Cláudio balançou as redes. Seis minutos mais tarde, Nicácio recolocou o Santos no jogo, mas não foi o suficiente para parar o Timão. Quando o relógio marcava 23 minutos, Luizinho marcou mais um para o Corinthians e selou o placar da partida.
O jogo foi o primeiro da campanha vitoriosa daquele ano. Mais tarde, o Corinthians seria campeão paulista com sobras, terminando na liderança do estadual com 52 pontos – seis a frente do vice-campeão São Paulo).
Atual campeão, após a conquista da 28ª taça em 2017, o Corinthians inicia a disputa do Paulistão desta temporada no próximo dia 17, diante da Ponte Preta. A partida será realizada no estádio do Pacaembu, em uma reedição da última final da competição estadual.
Veja mais em:
História do Corinthians, Títulos do Corinthians e Campeonato Paulista.