quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Memória: Santos FC inaugurava o busto em homenagem a Urbano Caldeira

09/01/2018
in Santos FC

No dia 09 de janeiro de 1938, a diretoria do Santos FC inaugurava o busto daquele que é considerado por todos os santistas como o seu maior abnegado. O presidente santista na época era José Martins que determinou que esse dia fosse considerado como sendo o dia de Urbano Caldeira. E nesse distante e histórico dia na vida do Alvinegro mais famoso do mundo, Araken Patusca que foi um dos melhores comandados por Urbano quando este era o treinador da equipe praiana colocou sua medalha de ouro, de campeão paulista de 1935 na herma de Urbano Caldeira e escreveu o seguinte texto que foi lido nesse dia distante:

“Urbano!Giba! – Hoje, no teu Clube, no teu Estádio, inaugara-se a tua herma, homenagem justa e merecida pela tua obra, criando no esporte santista, paulista e brasileiro e, mesmo, sul-americano, o Campeão da Técnica e da Disciplina.

Teu companheiro desde os mais ingratos aos mais auspiciosos momentos, sou uma prova viva das tuas atividades no seio da família Alvinegra.

Urbano, nasci para o esporte das tuas mãos experientes e sábias; tu fizeste do menino, aos 15 anos, um esforçado entusiasta defensor das cores preto e branca.

Orgulho-me de ter sido nas tuas mãos, na tua vida esportiva, um instrumento de algum proveito, de alguma utilidade.

Urbano, tu me deste um nome no esporte do mundo: ARAKEN!

Junto, lutamos para a tua aspiração máxima “Dar a César o que é de César” se por ti nos deram o título de Campeões Paulistas de Futebol, o teu grande sonho.

Nossos esforços variam várias vezes quase premiados, por diversos fatores independentes das nossas vontades, iguais a tua, não foram em tua vida satisfeitos.

Mas…Urbano, o teu aluno, o teu meia esquerda, aquele a quem iniciaste no esporte, tem uma satisfação imensa, a máxima de sua vida esportiva. Aquilo que tanto almejaste em vida, foi, após tantos anos, conseguido, o teu Santos Football Club é o Campeão Paulista de 1935!

No quadro que vestia a camiseta bi-color, um único remanescente de teu futebol figurou: EU!

Consegui para o Santos, para mim, para nós, aquilo que desde 1922 procurávamos.

E hoje, como sempre, o mesmo Santos de Urbano, Ary, Millon, Alfredo e outros, vive no meu coração.

Como único remanescente do esporte pátrio dos teus tempos, julgo-me no direito de transformar os planos do Santos FC na cerimônia de hoje.

Peço-te, Urbano, com o coração transbordando de alegria, que aceites esta medalha: a medalha de Campeão Paulista de 1935, pelo Santos FC.

É o menino que em 1922 iniciaste que tem o orgulho de oferece-la, ganha em 1935, quando já era veterano e quase afastado das lides esportivas…

Salve Urbano! Caro Urbano! Grande Campeão!”

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Fonte: www.santosfc.com.br/memoria-santos-fc-inaugurava-o-busto-em-homenagem-a-urbano-caldeira

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.