quinta-feira, 28 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Policiais e governo tentam resolver crise na segurança no Rio Grande do Nortet

09/01/2018
in Política

Com as atividades paralisadas desde 19 de dezembro, policiais militares e civis e bombeiros militares do Rio Grande do Norte estão reunidos nesta terça-feira (9) com vereadores de Natal, a fim de apresentar suas reivindicações. Paralelamente, outros líderes das três corporações tentam, desde as 8h de hoje, resolver impasses com a secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas.

Os poliicias e bombeiros suspenderam parte de suas atividades após o atraso do pagamento de salários e em protesto contra as condições de trabalho e decidiram, ontem (8) à noite, manter o movimento. Embora os salários de novembro tenham sido pagos, estão pendentes o de dezembro e o 13º salário.

Membros da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte iniciaram, às 10h (11h de Brasília), uma assembleia, no Clube Tiradentes, em Natal, para expor o que foi discutido com o governo estadual na noite de ontem. O presidente da associação, Roberto Campos, disse à Agência Brasil que entidades representativas das três categorias organizaram um documento listando 18 reivindicação e afirmou que “nenhuma delas pede nada além das condições básicas para prestar serviço à sociedade”. “O governo realmente sucateou toda a estrutura de segurança. O pouco que se fazia era feito se os policiais dessem um jeitinho. Na hora que pararam de dar um jeitinho, o sistema travou. Nosso movimento é extremamente pacífico, somos homens ordeiros”, enfatizou Campos.

A vice-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, Márcia de Carvalho Fernandes, informou que os policiais militares estão comparecendo aos quartéis, mantendo, assim, a frequência do expediente. Ela afirmou, porém, não adianta receber esses pagamentos e ficar sem saber dos próximos. “Exército, Guarda Municipal e Força Nacional estão tentando suprir [o atendimento à população], mas eles não lutam com a criminalidade diariamente como nós, não conhecem as regiões. Fica complicado para eles, mas estão dando apoio”, acrescentou.

Segundo a diretora financeira do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) do Rio Grande do Norte, Eva Carvalho, o movimento conta com o apoio da população, que compreende a precariedade e reconhece as deterioradas condições de trabalho do setor. “Não é um movimento grevista, é um movimento de estado de necessidade”, explicou. Os trabalhadores do Sinpol restringem seu funcionamento com base na escala de plantão.

De acordo com Eva, na manhã desta segunda-feira, um grupo de psicólogos voluntários ofereceu aos policiais atendimento gratuito. Grupos também se organizaram para receber e distribuir cestas básicas doadas por voluntários norte-riograndenses e cearenses. Em torno de 20 famílias aguardavam contribuições. A Arquidiocese de Natal também lançou uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis para os policiais militares.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, também se reuniu, na manhã de hoje, com deputados estaduais na Assembleia Legislativa, para discutir a crise na segurança pública na região. No último sábado (6), Faria decretou estado de calamidade no setor de segurança.

A Agência Brasil tentou confirmar o prazo estipulado pelo governador para o pagamento do salário de dezembro e do 13º e obter um posicionamento quanto à decisão do desembargador Claudio Santos, que mandou prender os agentes que divulgassem ou estimulassem o movimento, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A ordem do desembargador foi rechaçada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que entrou com pedido de habeas corpus coletivo, para evitar a prisão dos policiais que aderiram à mobilização.

Edição: Nádia Franco

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/policiais-e-governo-tentam-resolver-crise-na-seguranca-no-rio-grande-do-nortet

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.