segunda-feira, 4 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CAC da Politec realizou mais de 10 mil atendimentos em 2017

10/01/2018
in Mato Grosso

A Central de Atendimento do Cidadão (CAC) da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou 10.819 atendimentos à população por telefone, e-mail ou presencialmente durante o ano de 2017. A Ouvidoria Setorial da instituição atendeu a 304 mensagens por meio do sistema eletrônico “Fale Cidadão”, em 2017, representando um aumento de 155% no número de atendimentos em relação ao ano anterior.

Conforme um levantamento feito pela Ouvidoria da Politec, a maior parte dos contatos pela CAC é referente a informações sobre o andamento dos serviços da instituição ou a maneira de obtê-los. “A maioria das solicitações da CAC são informações sobre o andamento de laudos, procedimentos e documentos necessários para a emissão da carteira de identidade, ou sobre como solicitar a prioridade na confecção do documento, etc”, citou a ouvidora da Politec, em substituição legal, Ana Elisa Sebba.

Já a Ouvidoria da Politec, através do canal Fale Cidadão, recebeu 17 denúncias, dois elogios, 12 pedidos de informações, 93 reclamações e 3 sugestões. A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

Além do contato direto com a resolução de questões pontuais, como a formalização de cobranças aos gestores sobre os serviços em atraso, a ouvidoria também é um canal para sugestões, que já se concretizaram em melhorias na Politec. “Com o número crescente de solicitações de informações sobre os procedimentos necessários para a emissão do RG, a ouvidoria propôs a criação de um campo no site da Politec com perguntas e respostas frequentes sobre o assunto que já está disponível no site, ao se clicar na aba carteira de identidade’’, destacou.

A ouvidoria é o canal de comunicação entre os cidadãos e administração, fazendo a ‘ponte’ entre as necessidades da população e a proposição de melhorias nos serviços. “A ouvidoria, através dos diferentes canais e instrumentos, como a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), responde a dúvidas, indagações dos requerentes,  recebe sugestões e reclamações. Também tem um papel importante que é o de subsidiar a gestão através da formulação de pesquisas de satisfação e na produção de relatórios apontando os pontos fortes e fracos da Politec, para a melhoria da instituição’’, considerou a ouvidora.

Pesquisa de satisfação

Uma pesquisa de satisfação implantada pela ouvidoria, em cooperação com o setor de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, com os requerentes que solicitaram a emissão do RG entre outubro e dezembro de 2017 obteve 3.332 respostas sobre o nível de satisfação dos usuários dos serviços da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica nos Postos de Identificação do Estado.

Assim que o atendimento foi finalizado, os usuários receberam uma mensagem de texto (SMS) com cinco perguntas, sobre o local em que a carteira de identidade foi solicitada; de como o usuário avalia o atendimento do servidor do Posto de Identificação; avaliação sobre o tempo de espera para ser atendido no Posto de Identificação; avaliação sobre o local de atendimento; e sobre como o usuário avalia o prazo para a conclusão da carteira de identidade.

48,5% dos participantes avaliaram como ótimo o atendimento realizado pelos servidores dos postos de identificação. 38,7% consideraram como bom o tempo de espera para ser atendido, 40,3% avaliou como bom o local de atendimento e 31,9% considerou como ruim o prazo para a conclusão da carteira de identidade.

Sobre esta última questão que recebeu uma avaliação negativa dos requerentes, a ouvidoria afirmou que conforme a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, a modernização no processo de emissão do RG será implantada nos Ganha Tempos com a aquisição kits biométricos.  

A tecnologia permitirá a captura das impressões digitais, assinatura e fotografia nos postos de identificação e envio online para o setor de análise e conferência, reduzindo o tempo de espera e eliminando a logística de envio de malotes do interior do Estado. A Politec também aguarda a nomeação de papiloscopistas do concurso homologado em dezembro para recompor o número de servidores na Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica.

CAC

O CAC busca criar um canal direto de comunicação entre o cidadão/usuário e a instituição e os servidores.  O serviço também é utilizado pelo Poder Judiciário e órgãos de Segurança Pública, para consulta de informações sobre os serviços requisitados à Politec.

Para entrar em contato com a CAC, o interessado pode ligar gratuitamente para o 0800 647 8987, enviar e-mail ao endereço eletrônico [email protected], mandar ofício ou comparecer pessoalmente à sede da Politec, em Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros, nº 3245, Carumbé, CEP: 78058-743). O telefone da Ouvidoria Setorial da Politec para denúncias, sugestões ou reclamações é o 3613-1253.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9143941

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.