domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Águas pela Paz propõe aliança mundial em prol dos recursos hídricos – Brasília

12/01/2018
in Distrito Federal

O governador Rodrigo Rollemberg participou, nesta quinta-feira (11), da abertura do 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, no Museu Nacional. O evento é preparatório do 8º Fórum Mundial da Água e pretende criar uma aliança mundial para a preservação dos recursos hídricos.

O governador Rollemberg e o líder espiritual Sri Prem Baba participaram da abertuda do 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, no Museu Nacional da República.Governador Rollemberg participou da abertura do 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, no Museu Nacional. Foto: Andre Borges/ Brasília

Autoridades e representantes da sociedade civil aproveitaram a ocasião para reforçar a importância da água para a sociedade e a própria existência humana.

Rollemberg ressaltou que, há muitos anos, cientistas e estudiosos alertam para a situação extremamente crítica em relação ao recurso.

“A água é a causa da vida. Nesse sentido, é o tema mais importante da humanidade. É preciso que a gente busque todos os saberes, os tradicionais, científicos e espirituais, para, com base nessa confluência, ter uma nova postura em relação à água”, discursou o governador.

Rollemberg ainda se mostrou positivo para 2018, pois, segundo ele, a participação efetiva de Brasília como sede de grandes eventos relacionados ao tema hídrico vai contribuir para um ano de prosperidade.

Águas pela Paz

O 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade também está sendo chamado de Águas pela Paz, por ser o tema desta edição. O encontro ocorre até amanhã (12) e tem o governo de Brasília entre seus organizadores, por meio da Secretaria do Meio Ambiente.

As atividades da programação passeiam por vários aspectos do saber, com debates políticos, científicos e espiritual. A proposta é, ao longo de todo o evento, abordar a questão da água com olhar diferenciado para promover nova consciência e soluções conjuntas.

Leia também

A cerca de cem dias do 8º Fórum Mundial da Água, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o diretor presidente da  Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa DF), Paulo Salles, apresentaram à imprensa na manhã desta terça feira (12) o planejamento para o encontro

Fórum Mundial da Água em Brasília deve atrair público de 40 mil pessoas

Comitês de bacias hidrográficas do DF têm inscrições abertas

De acordo com o diretor de gestão da Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, o seminário busca despertar para o uso consciente do recurso hídrico.

“Quase sempre quando falamos de águas no Brasil, iniciamos dizendo que o nosso País tem 12% da água doce do mundo. Essa mensagem traz, na sua gênese, que no Brasil esse líquido é abundante. Alguns podem entender que nunca faltará”, explica Andrade. Para ele, o evento é fundamental para que a sociedade enfrente os desafios dos dias atuais em relação a essa temática.

Sri Prem Baba, líder espiritual e um dos organizadores do evento, acredita “na união para encontrar as soluções necessárias neste momento e ampliar a percepção para ver a água não só como um produto comercializado”.

Fórum Mundial da Água será de 18 a 23 de março

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos, manter o tema na agenda ambiental internacional e encontrar soluções para o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do planeta.

Entre os participantes estão governantes, empresários e representantes de organizações não governamentais (ONGs).

Compra de ingressos do segundo lote do 8º Fórum Mundial da Água vai até 28 de fevereiro

O evento ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

A escolha de Brasília como sede da 8º edição se deu em 26 de fevereiro de 2014, durante reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, na Coreia do Sul.

O fórum, primeiro no Hemisfério Sul, será de 18 a 23 de março. São esperados cerca de 40 mil representantes de 170 países.

As inscrições ainda estão abertas. O primeiro lote foi encerrado ontem (10), e o segundo segue até 28 de fevereiro. Uma terceira leva de ingressos ficará disponível para compra até 23 de março.

Edição: Marina Mercante e Raquel Flores

Galeria de Fotos

Águas pela Paz propõe aliança mundial em prol dos recursos hídricos

Fórum Mundial da Água 2018 museu nacional Rollemberg Secretaria do Meio Ambiente do DF

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2018/01/11/aguas-pela-paz-propoe-alianca-mundial-em-prol-dos-recursos-hidricos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.