segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo concede título de utilidade pública a sete entidades não governamentais – Maranhão

16/01/2018
in Maranhão

Sete instituições não governamentais e sem fins lucrativos foram oficialmente consideradas como de utilidade pública para o Maranhão. O título foi concedido no último dia 10, por meio da sanção do Governo do Estado. As leis já tinham sido aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Receberam o reconhecimento a ONG Projeto Patas em Ação; Associação de Cidadãos e Cidadãs Solidários (VAMOS!); Casa da Amizade de São Luís da Associação de Senhoras Rotarianos; Associações e Cooperativas dos Artesãos do Maranhão (FEDACMA); a Fundação Educativa Nova Aliança; a Associação Comunitária Vila Mauro Fecury II e, do município de Pinheiro, o Insituto Peniel.

Com o título, as entidades recebem do poder público a atestação de que prestam serviços relevantes à sociedade. Somente as legalmente constituídas podem obter o documento no país.

A presidente da ONG Patas em Ação, Andréa Ricci, diz que o reconhecimento à entidade que comanda desde 2006 será importante para celebração de convênios e comprovação de idoneidade do trabalho: “É uma declaração importante porque com ela ficamos aptos a buscar convênios, parcerias e formas de financiamento do trabalho que realizamos de forma voluntária em favor dos animais”, explicou.

A ONG mantém um abrigo que atualmente cuida de 80 animais, inclusive de grande porte como jumentos, e trabalha no cuidado aos bichos. Atualmente ela é mantida com recursos dos nove membros e por doações. De posse do título, a entidade poderá reivindicar, nos órgãos competentes, a isenção de contribuições destinadas à seguridade social e de pagamento de emolumentos (taxas cobradas por cartórios), bem como a imunidade fiscal. Para a concessão, é necessário projeto de lei elaborado por um deputado.

Maranhão Solidário

Com o documento, as entidades filantrópicas poderão participar de programas como o Maranhão Solidário, do Governo do Maranhão, que está destinando 2% do ICMS das compras realizadas no Estado para projetos sociais.

A oportunidade continua aberta para entidades sem fins lucrativos que quiserem participar. Podem fazer parte entidades sem fins lucrativos e ter documentação de registro e funcionamento em dia. Depois, é só procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e se cadastrar.

Entre os documentos e condições exigidos para participação no programa, estão o CNPJ ativo há pelo menos dois anos, o reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual, certidões em dia, diretoria com mandato em vigência e endereço fixo.

De posse dos documentos, o cadastro deve ser realizado na Sedes (Rua das Gardênias, Qd. 01, 25 – Jardim Renascença, São Luís – MA). Uma vez cadastrada, a entidade recebe um login e uma senha para acesso ao site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/gestao/governo-concede-titulo-de-utilidade-publica-a-sete-entidades-nao-governamentais

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.