sábado, 8 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saúde – Hospital Regional de Extrema consolida posição estratégica para sistema público de saúde – Rondônia

16/01/2018
in Rondônia

imagem16-01-2018-19-01-15

Pacientes de Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia são atendidos no Hospital Regionl de Extrema

O Hospital Regional de Extrema (HRE) fechou o ano de 2017 com 898 cirurgias realizadas e 33.195 atendimentos ambulatoriais. Localizada a 330 quilômetros do centro de Porto Velho, num distrito da própria capital, a unidade tem importância estratégica para a saúde pública. “É a nossa retaguarda para os hospitais de Base e João Paulo II”, explica o secretário estadual da saúde, Williames Pimentel.

Os números dos serviços prestados pelo HRE, que tem média de 100 pacientes/dia, revelam sua importância, sobretudo se for observada sua área de abrangência. Para Extrema convergem usuários de todo o estado e parte do Amazonas, Acre e da Bolívia.

As estatísticas revelam que passaram pelo HRE, em 2017, pacientes de distritos da capital (União Bandeirantes, Jacy-Paraná, Abunã, Nova Mutum, Extrema, Vista Alegre, Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã), e, também, dos municípios de Nova Mamoré, Guajará Mirim, Alto Alegre do Parecis, Ji-Paraná, Alta Floresta, Cacoal, Ouro Preto, São Miguel, Governador Jorge Teixeira, Cujubim e Pimenta Bueno.

Os laboratórios realizaram 10.402 exames, inclusive de alta e média complexidade, superando os números de 2016.

Há equipamentos modernos para auxiliar médicos nos diagnósticos com exames de endoscopia, eletrocardiograma, radiografia e ultrassonografia, entre outros.

“O HRE é o filtro do sistema na capital”, resume Pimentel, para quem os resultados justificam a eficácia do programa de descentralização do atendimento, conforme orientação do governador Confúcio Moura.

Antônio Medeiros, o diretor do HRE, explica que a unidade tem 124 servidores, incluindo os 26 médicos que estão distribuídos em sete especialidades (anestesiologia, cirurgia geral, clinica geral, ginecologia, ortopedia,  pediatria e ultrassonografia).

Pacientes de toda a região chegam regularmente para serem submetidos a cirurgias no HRE. Mas, como todos passam pelo o sistema de regulação, há controle para não provocar sobrecarga. “Estamos prontos para o crescimento da demanda em 2018, nossa capacidade plena ainda não foi alcançada”, pondera o diretor.

Os pacientes dos hospitais de Base e João Paulo II são encaminhados com um acompanhante e transportados em veículo da Secretaria de Saúde (Sesau).

A demanda que sai do Acre não passa pela regulação. Os doentes são atendidos inicialmente pelo clínico geral e só depois encaminhados para os especialistas.

imagem16-01-2018-19-01-18

Antônio Medeiros (E) com o secretário Williames Pimentel: serviço reconhecido pelos usuários

Por ser unidade voltada para atender a região e servir de suporte para o sistema da capital, há cuidados específicos adotados pela Sesau. Em maio passado, por exemplo, todos os servidores participaram de atividades relacionadas à Semana da Enfermagem, quando foram ministradas palestras com temas focados na melhoria e cuidado no atendimento aos pacientes.

Também em maio foram autorizados serviços para revitalizar as instalações com pintura, pequenos reparos na estrutura, melhoria nas redes elétrica e hidráulica. As obras foram concluídas dentro do prazo previsto.

Quem é atendido no HRE costuma elogiar a acolhida e os serviços. “Somos gratos pela confiança dos nossos usuários. Mas os bons serviços devem ser creditados também aos investimentos feitos pelo governo do estado no hospital”, argumenta o diretor. “Quando o sistema funciona bem o trabalho é reconhecido”, avalia.

E por conta da avaliação otimista dos usuários, a perspectiva é de que a demanda no HRE cresça de 10% a 15% em 2018. “Mas estamos prontos para atender com a estrutura física e de pessoal disponíveis”, afirma o Medeiros.

Leia mais:

 Oferta de exames por imagens cresce mais de 11% no Hospital Regional de Extrema, aponta relatório da Secretaria Estadual de Saúde

Fonte: www.rondonia.ro.gov.br/hospital-regional-de-extrema-consolida-posicao-estrategica-para-sistema-publico-de-saude

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.