Residentes participam de visita guiada em hospital. (Divulgação)
Entre os compromissos estabelecidos pelo governador Flávio Dino antes de assumir estava a criação de instrumentos para aumentar o número de médicos no Maranhão. E este foi também um dos compromissos já cumpridos por ele, conforme mostra um levantamento nacional do G1.
Segunda a pesquisa do G1, Flávio Dino já cumpriu ou está cumprindo 92% dos compromissos de campanha. Isso o coloca como governador mais eficiente em todo o Brasil. Ele também aparece no topo de uma lista com governadores, prefeitos de capital, presidente da República e ex-governantes. São 60 políticos no total (veja aqui: http://especiais.g1.globo.com/maranhao/2015/as-promessas-de-dino/#!/3-anos).
O G1, do Grupo Globo, coletou as propostas de Flávio e lembrou que entre elas estava “instituir bolsas complementares ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, visando à criação de mais vagas de médicos, enfermeiros e dentistas no Maranhão, priorizando as regiões mais carentes”.
Médico da Fesma faz atendimento em povoado. (Divulgação)
O portal mostra o resultado do compromisso: “O governo informou que as bolsas complementares ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) permitiram o incremento de 177 vagas, entre 2015 e 2017, contemplando o total de 778 médicos no Maranhão”.
Para o período de 2018, o Governo do Estado aguarda do Ministério da Saúde definição sobre o número válido de novas vagas.
Atualmente, 6.796 médicos estão ativos no Maranhão, conforme dados do Conselho Federal de Medicina. O índice representa um crescimento do número de profissionais por habitantes, saindo de 0,7 para 0,97 por mil habitantes, se comparados os anos 2014 e 2017.
Comentários
Comentários