Prévias atraem maranhenses e turistas que entram no clima do carnaval. (Foto Ribamar Nascimento)
Samba no pé, machinhas carnavalescas e confetes foram alguns dos elementos que compuseram o Pré-Carnaval de Todos na Praça Nauro Machado na tarde de sexta-feira (19). A festa é uma realização do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), com apoio cultural do Grupo Mateus.
As prévias servem para que os maranhenses e os turistas entrem no clima do carnaval que aqui no Maranhão é comemorado durante os fins de semana do mês de janeiro, sendo que nas sextas-feiras a festa acontece na Nauro Machado, no sábado na APA do Itapiracó e no domingo no Espigão Costeiro e na Madre Deus.
O principal ritmo da noite na Praça Nauro Machado foi o samba e os seus variados tipos: samba-enredo, pagode, samba de terreiro, samba de roda, dentre outros. O Pré-Carnaval de Todos não poderia ser completo sem as tradicionais marchinhas de carnaval com o ritmo acelerado, melodia simples e contagiante.
Prévias atraem maranhenses e turistas que entram no clima do carnaval. Foto Ribamar Nascimento
A primeira apresentação ficou por conta do cortejo das tribos Upaon Açu, Tupinambás, Curumum. Logo em seguida os Fuzileiros da Fuzarca invadiram a Praça Nauro Machado tocando o melhor de suas machinhas, tanto inéditas quanto as mais conhecidas pelo público. Os Fuzileiros da Fuzarca é o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco do Maranhão e o segundo do Brasil, fundado em 11 de fevereiro de 1936. O bloco, em sua maioria, é composto de pessoas da terceira idade e atrai jovens e crianças pela força da sua história cultural.
Dona Odete Sarges, 58 anos, disse que sempre que pode acompanha os Fuzileiros da Fuzarca, pois sempre gostou dos batuques ecoados pelo grupo, além de ter orgulho de usar a camisa do grupo.
“Eu fico muito feliz do carnaval ter começado mais cedo aqui em São Luís, assim a gente tem mais tempo para se divertir. Sou Fuzileiros da Fuzarca por causa de sua história, tradição e por essa paixão que é transmitida em cada música tocada pelo grupo”, disse Odete Sarges.
O Bloco Tradicional Originais do Ritmo invadiu o palco da Nauro Machado com as melhores machinhas, além de fazerem o público dançar ao som de suas canções. Em seguida o bloco Afro Aruanda fez com que público entrasse na brincadeira, ensinaram quem estava presente a fazer os passos de danças afros transformando-se em uma grande coreografia sincronizada.
Prévias atraem maranhenses e turistas que entram no clima do carnaval. Foto Ribamar Nascimento
Victor Hugo, estudante do curso de Administração disse que adora o carnaval, principalmente nesse período de prévias, pois já vai entrado no clima e para se preparar para a grande festa que acontece de 9 a 13 de fevereiro em São Luís.
“Gosto bastante das prévias, já que é a partir delas que vamos entrando no clima. O que eu mais gostei foi de poder dançar juntamente com o bloco afro, pois eles nos ensinaram alguns passos e agora posso curtir as festas sem errar nenhum deles”, disse Victor Hugo.
A noite continuou com a apresentação do Bloco Tradicional Vinagreira Show que fez uma releitura de musicas já conhecidas pelo público, mas em ritmo de carnaval. Em seguida aconteceu o show de Gargamel que fez o público pular, dançar e cantar ao som de músicas animadas de cantores maranhenses e nacionais. A noite foi finalizada com Unidos de Ribamar, uma escola de samba da cidade de São José de Ribamar e pelo bloco Afro Oficina Afro.
Para que o público curtisse o Pré-Carnaval de Todos em segurança um forte esquema de segurança foi montado para garantir a proteção de todos aqueles que frequentam o Centro Histórico de São Luís. Os policiais militares estavam em pontos estratégicos, além do grupo do Corpo de Bombeiros preparado para qualquer eventualidade.
Prévias atraem maranhenses e turistas que entram no clima do carnaval. (Foto Ribamar Nascimento)
Comentários
Comentários