Time do técnico Machado “acorda” no segundo tempo e chega à segunda vitória no Campeonato Paulista: 1 a 0.
Em nome do entrosamento, o técnico Roger Machado optou por mandar o Palmeiras a campo com a mesma formação que derrotou o Santo André na quinta-feira. Debaixo de muito calor, o time começou num ritmo cadenciado, mas com posse de bola, panorama que mudou a partir dos 10 minutos, quando o Botafogo fez prevalecer seu melhor condicionamento físico.
A primeira finalização da partida foi dos donos da casa aos 18 minutos com Diego Tavares, à esquerda de Jailson. No minuto seguinte Dodô fez boa jogada pela esquerda e concluiu forte, rasteiro, para fora. Sabendo lidar melhor com a questão do calor, o Botafogo voltou a levar perigo aos 25 minutos: Dodô cobrou falta, Jailson espalmou e no rebote Antônio Carlos afastou o perigo.
Com liberdade para trocar passes, a equipe de Ribeirão Preto teve a quarta oportunidade seguida para abrir o placar aos 27 minutos: Lelê ganhou de Marcos Rocha desde o meio-campo e serviu Bruno Moraes na entrada da área, o centroavante finalizou para fora com um leve desvio de Thiago Martins, não notado pela arbitragem.
Aos 30 minutos o árbitro paralisou o jogo para hidratação; no recomeço o Verdão mostrou uma discreta evolução. Aos 38 minutos Tchê Tchê e Willian tentaram uma tabela dentro, frustrada por um zagueiro. Aos 41 Dudu arriscou de fora da área, fraco, nas mãos do goleiro. Aos 44 minutos Willian enfim fez Tiago Cardoso trabalhar de verdade; ele espalmou a bomba do camisa 29. As três tentativas não bastaram para evitar que a equipe fosse para o intervalo debaixo de vaias.
Sem alterações, o Palmeiras voltou para o segundo tempo apostando na mudança de atitude. Aos 2 minutos Dudu sofreu falta na entrada da área. Apesar da posição ser melhor para Lucas Lima, Willian cobrou e carimbou a barreira. Aos 6 Willian recebeu pela direita, invadiu a área e passou para Victor Luis, mas a bola escapou para Dudu, que tentou bater, mas Diego Tavares bloqueou.
Aos 8 minutos o Botafogo cobrou rapidamente uma marcação de impedimento, Willian desarmou Dodô e tabelou com Borja; na primeira tentativa de cruzamento a defesa bloqueou, na segunda o camisa 29 mandou para o meio da área, Dudu protegeu e Borja conferiu: 1 a 0.
O Botafogo tentou responder aos 11 minutos com Dodô, mas o chute do atacante desviou em Thiago Martins e Saiu em escanteio, que não resultou em nada. Aos 15 quase um replay do gol: Willian desarmou um defensor, acionou Borja e recebeu de volta, ficando em boa condição para finalizar, mas o goleiro estava atento e fez a defesa.
A partir dos 20 minutos o time do técnico Roger Machado diminuiu a intensidade, mas ao contrário do primeiro tempo, sem perder o controle da partida. Aos 25 minutos Willian enfiou para Dudu, que tentou achar Borja de calcanhar, mas o camisa 9 não acompanhou a jogada. Logo depois o colombiano deu lugar a Keno. Na sequência, aos 28 minutos, foi a vez de Felipe Melo deixar o jogo. Thiago Santos entrou em seu lugar.
Nos minutos finais o Botafogo conseguiu ficar mais tempo com a bola, mas sem ameaçar a meta de Jailson. Pior: deixou sua defesa desprotegida. Aos 39 Lucas Lima pediu para cobrar uma falta sofrida por Willian na entrada da área e acertou o travessão. Logo depois ele deu lugar a Bruno Henrique. Aos 43 minutos Keno deu bom passe para Dudu, ele passou pelo goleiro mas se enrolou sozinho e perdeu ótima chance. No lance seguinte foi a vez de Bruno Henrique servir o camisa 7, que de canhota chutou sem direção.
Com o contra-ataque à disposição, o Palmeiras voltou a perder boa oportunidade aos 46 minutos quando Keno cruzou para Willian, mas o atacante não finalizou como gostaria. Aos 47 Bruno Henrique lançou Marcos Rocha, que ao invés de cruzar para a área tentou uma finalização de longe, sem sucesso. Na sequência o árbitro encerrou a partida.
Com a segunda vitória em duas rodadas, o time do técnico Roger Machado lidera o grupo C do Paulistão com 6 pontos. As outras 3 equipes (Novorizontino, São Bento e Ferroviária) também estão invictas.
Na quinta-feira (25/01), feriado em São Paulo, o Verdão recebe o Red Bull pela terceira rodada do estadual. O jogo está marcado para 21h.
Notícias relacionadas:
– Notas de Botafogo-SP 0 x 1 Palmeiras
– Ficha técnica de Botafogo-SP 0 x 1 Palmeiras