Os sistemas implantados nas comunidades de Newton Bello integram o ‘Água para Todos’, maior programa de abastecimento de água já executado na zona rural dos municípios maranhenses. (Foto: Divulgação)
Como parte das ações do “Dia D – Mais IDH”, realizado pelo Governo do Maranhão para entregar obras, levar serviços e políticas públicas aos 30 municípios de Menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) entregou, no sábado (20), dois sistemas simplificados de abastecimento de água, no município de Governador Newton Bello. A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, representou o titular da pasta, Neto Evangelista, em solenidade realizada na comunidade.
Os sistemas foram implantados nos povoados Santa Luzia e São Raimundo, na zona rural do município. O ato de inauguração contou ainda com a presença das secretárias de estado, Flávia Alexandrina (Cidades e Desenvolvimento Urbano); Tatiana Pereira (Juventude); do prefeito de Governador Newton Bello, Roberto Silva Araújo, entre outras autoridades estaduais e municipais, além de lideranças comunitárias e a população do povoado.
“Esta é mais uma ação prioritária do governador Flávio Dino: levar água de qualidade à população rural do estado, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e, consequentemente, acabando com o sofrimento dessas pessoas que passaram a vida carregando água de longas distâncias”, disse Lourvídia Caldas.
Os sistemas implantados nas comunidades de Newton Bello integram o ‘Água para Todos’, maior programa de abastecimento de água já executado na zona rural dos municípios maranhenses. Ao todo, o programa contempla a implantação de mais de 200 sistemas, beneficiando a cerca de 50 mil pessoas.
Além dos povoados São Raimundo e Santa Luzia, em Governador Newton Bello, outros 18 sistemas simplificados de abastecimento de água também foram entregues, durante o ‘Dia D-Mais IDH , em comunidades rurais de outros 08 municípios maranhenses.
Uma das famílias beneficiadas pelo sistema de abastecimento d’água implantado no Assentamento Santa Luzia, é a do agricultor Salvador Rodrigues Oliveira, 62 anos “Passamos a vida inteira andando quilômetros para abastecer nossas casas, mas, enfim, esse problema acabou definitivamente e estamos muito felizes e agradecidos ao governador Flávio Dino por ter olhado para nossa comunidade”, disse o morador.
Segurança AlimentarNa ocasião, a secretária Lourvídia Caldas também realizou vistoria técnica à obra de construção da Cozinha Comunitária de Newton Belo. O espaço integra o projeto de construção de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, executados pelo Governo do Maranhão, nos 30 municípios de Menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.
A secretária avaliou positivamente o andamento da obra, que já está com cerca de 90% dos serviços concluídos. Segundo a gestora, as novas Cozinhas Comunitárias em construção serão transformadas em Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), onde, além de servir alimentação adequada à população em situação de vulnerabilidade social e nutricional, serão também espaços para a realização de oficinas de Educação Alimentar, capacitações na área, orientação nutricional, entre outras atividades afins.
“A determinação do governador Flávio Dino é exatamente essa: que os novos equipamentos públicos de segurança alimentar não sejam apenas meros locais de alimentação, mas sim espaços onde a população beneficiária possa usufruir plenamente de serviços que vão além da alimentação e tenham nele uma referência nas áreas educacional, nutricional, de lazer e saúde”, enfatizou Lourvídia Caldas.
No ‘Dia D-Mais IDH’, no sábado (20), as obras de outras 10 cozinhas comunitárias também foram vistoriadas pela Sedes. Os municípios inseridos no Plano de Ações “Mais IDH”, como é o caso de Newton Bello, foram contemplados pelas Cozinhas Comunitárias por apresentarem situação de extrema pobreza, o que reflete principalmente na situação de insegurança alimentar e nutricional da população.
“Já avançamos muito na área da segurança alimentar. Antes da atual gestão, tínhamos apenas seis Restaurantes Populares, hoje já são 19 unidades e vamos entregar mais três nos próximos dias, nos municípios de Godofredo Viana, Vargem Grande e Bom Jardim, passando então a disponibilizar 22 restaurantes populares no Maranhão”, afirmou Lourvídia Caldas.
“A dona de casa Maria Rita Silva Pinheiro, 48 anos, moradora de Governador Newton Bello, disse que todos aguardam com expectativa a inauguração da Cozinha Comunitária do município. “A construção dessa Cozinha em nossa cidade é um grande presente para a população carente daqui, pois terá a oportunidade de se alimentar melhor e sem custos”, disse ela.
Comentários
Comentários