O Governo do Maranhão reforça a importância do diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase. Em alusão ao Janeiro Roxo, que chama atenção para o combate da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Saúde Genésio Rêgo, realizará a partir desta segunda-feira (22), ações informativas para orientar a população sobre a doença crônica e infectocontagiosa, que atinge pele e nervos periféricos.
No Centro de Referência em Hanseníase, anexo ao prédio do Centro de Saúde Genésio Rêgo, no bairro da Vila Palmeira, haverá uma programação especial com cinco dias de programação voltada para esclarecimentos sobre a doença. A unidade atende pessoas com hanseníase ou com suspeita de ter contraído a doença. No local, os pacientes têm acesso a serviços ambulatoriais, fisioterapia e uma oficina para confecção de calçados especiais para pacientes mutilados.
Por meio das atividades de educação em saúde, desenvolvidas pelo Centro de Referência, em 2017, a unidade registrou 330 novos casos. De 22 a 26 de janeiro a hanseníase será o tema central da programação educativa ofertada aos usuários do SUS no Genésio Rêgo. “Realizaremos um trabalho intenso com o objetivo de informar e orientar a população sobre a hanseníase e o diagnóstico para identificar precocemente os casos e iniciar o tratamento. Nossos esforços para combater e tratar os pacientes com hanseníase é grande”, explicou a diretora do Centro de Saúde Genésio Rêgo, Larissa Moraes.
O acesso dos pacientes aos serviços oferecidos no Centro de Referência em Hanseníase é feito por agendamento de consultas, que podem ser marcadas diariamente via Call Center, pelos telefones (98) 3243-0036, (98) 3271-0841, (98) 3243-0711 e (98) 3243-2835.
Outras atividades
Até o dia 26 de janeiro, o Hospital Aquiles Lisboa continua com uma série de palestras e atividades em grupo pensadas para envolver profissionais da área da saúde, pacientes e seus familiares. O ponto alto da programação será a ação social, na Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), no dia 26, com o objetivo de sensibilizar o público da região sobre a hanseníase.
“O objetivo da nossa programação é promover ações de divulgação sobre os sinais e sintomas da hanseníase e incentivo à procura pelos serviços de saúde. Com nossa programação, que engloba atividades dentro e fora da unidade, buscamos atingir um grande número de pessoas, afinal, todos precisam estar informados para que a detecção de casos novos seja o mais breve possível”, explicou o diretor do Hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner Leite da Silva.
Já no dia 28 de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual do Programa de Hanseníase, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, realizará na Praça Benedito Leite, um ato público que contará com a presença de profissionais de saúde do município de São Luís, universidades e instituições de saúde de referência no estado.
No dia 30 serão realizadas, em todos os terminais de integração da cidade de São Luís, atividades educativas com divulgação dos sinais e sintomas da doença e encaminhamentos de suspeitos para diagnóstico e tratamento.
Comentários
Comentários