Auditores em saúde aprovados em seletivo participam de encontro em São Luís. (Foto: Divulgação)
Os 46 aprovados no processo seletivo para auditor em saúde, promovido pelo Governo do Maranhão, estão participando, nesta segunda (22) e terça-feira (23), do I Encontro de Auditores em Saúde, em São Luís. A capacitação vai apresentar aos profissionais a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e seus processos. Na semana que vem, eles seguem para os municípios de lotação para início das atividades.
“Com a entrada dos 46 profissionais, aumentamos o número de auditores do estado. Eles farão a ponta em cada regional de saúde, fiscalizando o gasto público e apontando eventuais erros para que façamos uso mais racional dos recursos. Isso é fundamental para dar transparência à nossa gestão, não temos receio quanto a isso”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, o trabalho vai beneficiar não somente a Secretaria, mas, principalmente, o usuário final do Sistema único de Saúde (SUS).
“Vamos conseguir fazer um melhor aproveitamento do recurso público, otimizando o processo de fiscalização e controle. Porém, o maior ganho é que eles estarão dentro das unidades em contato com os usuários, isso terá impacto direto na qualidade do atendimento”, reforçou.
Os 46 novos auditores se juntarão aos 14 que já compõem a equipe de Auditoria da SES. Foi a primeira vez que o órgão realizou um seletivo para cargo comissionado de livre nomeação e exoneração.
“Hoje, trabalhamos com a ideia de auditoria como um trabalho preventivo. Queremos desmistificar o caráter policialesco, queremos enxergar a auditoria como uma ferramenta de gestão que vai qualificar os serviços realizados”, assegurou a chefe da auditoria da SES, Ieda Vanderlei.
O contador Fernando Lopes Carneiro foi um dos aprovados. Em treinamento na SES, ele será deslocado para o município Presidente Dutra. “Estou com uma excelente perspectiva. Foi uma iniciativa muito boa do estado em contratar para cargos de comissão através de seletivo e por mérito. Assim, teremos maior transparência e acessibilidade”, afirmou.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, em consonância com a legislação estadual. Os auditores em saúde atuarão em São Luís e regiões de Rosário, Itapecuru, Chapadinha, Codó, Pinheiro, Viana, Timon, Santa Inês, Zé Doca, Açailândia, Imperatriz, Balsas, São João dos Patos, Presidente Dutra, Pedreiras, Barra do Corda, Bacabal e Caxias.
Comentários
Comentários