Uma comissão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) se reuniu nesta terça-feira (23.01) com a prefeita de Sinop (a 500 km de Cuiabá), Rosana Martinelli, oportunidade em que foram dados os encaminhamentos para a reorganização da rede de atendimento dos serviços de saúde à população.
O secretário adjunto, Cassiano Falleiros, acompanhado da equipe técnica da SES, solicitou informações sobre fluxo e estrutura da rede local.
“Fizemos uma conversa muito proveitosa com a prefeita Rosana, colocando alguns pontos cruciais no atendimento, e solicitamos informações que são fundamentais para a reorganização da rede na região de Sinop. Em 15 dias voltaremos a nos reunir para avaliar essas informações e definirmos as ações”, informou Cassiano Falleiros.
Sobre o Hospital Regional de Sinop, o secretário adjunto informou que a unidade está reordenando o abastecimento, começando a regular numa forma de protocolo os pacientes vindos do pronto atendimento e definindo o perfil ideal de atendimento.
“Nós pensamos que o Hospital Regional tenha que ser de alta complexidade, mas para isso precisamos reorganizar toda a rede para que não seja dependente apenas do Hospital Regional e do Hospital Santo Antônio”, pontou.
Uma das questões a serem resolvidas é justamente em relação ao Hospital Santo Antônio, que é uma entidade filantrópica que presta serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que atualmente não mantém contrato com o município ou com o Estado. Todos os pagamentos são feito por procedimentos de forma indenizatória.
“A SES e a prefeitura estão buscando a melhor maneira de solucionar essa relação jurídica. É preciso haver um contrato. Aqueles hospitais que precisam ser conveniados para atender o SUS devem ser contratualizados com metas a serem cumpridas”, completou Faleiros.