quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Maranhão inicia etapa preparatória para a Conferência Maranhense de Educação – Maranhão

25/01/2018
in Maranhão

imagem25-01-2018-14-01-40

imagem25-01-2018-14-01-41

Maranhão inicia etapa preparatória para a Conferência Maranhense de Educação. (Foto: Divulgação)

Com o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, acontece entre os dias 2 e 5 de abril, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Conferência Maranhense de Educação (Comae) 2018.

Coordenada pelo Fórum Estadual de Educação, em regime de colaboração com as prefeituras, instituições públicas e sociais, a Comae 2018 terá como foco a avaliação dos Planos de Educação – nacional, estadual e municipais – e proposição de políticas educacionais para efetivação de suas metas e estratégias.

Nesse propósito, estão sendo realizadas conferências municipais de educação e conferências intermunicipais como forma de preceder e mobilizar discussões acerca do principal objetivo da Comae, que é avaliar o Plano Estadual de Educação, que foi elaborado, aprovado e sancionado pela Lei nº 10.099/14.

As conferências municipais de educação acontecem até o dia 16 de fevereiro nos municípios das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado. Já as conferências intermunicipais acontecem de acordo com o seguinte calendário: em São Luís, nos dias 1º e 2 de março; nas Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Zé Doca, Imperatriz, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, nos dias 6 e 7 de março; nas UREs de Codó, Rosário, Timon, Viana, Caxias, Chapadinha, Itapecuru-Mirim e Pinheiro, nos dias 13 e 14 de março.

As conferências de educação vêm se consolidando como instrumentos democráticos de participação popular na definição da política educacional do país. Possuem um caráter mobilizador e propositivo, articulando expectativas da sociedade brasileira em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e governo, promovem o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.

No Maranhão, as conferências estão contribuindo para a consolidação dos processos de participação, bem como para o monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação, e a Comae será um momento de materialização desse plano, fazendo um balanço de quais metas foram atingidas ao longo desses quatro anos de regulamentação e quais pontos precisar ser reavaliados, os quais são fundamentais para a ampliação e garantia do direito à educação pública, de qualidade social, laica e inclusiva.

A Comae também favorece o alcance de cada meta ao chamar a sociedade para o debate, já que toda e qualquer alteração no plano instituído deve contar com uma ampla discussão social.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/educacao/maranhao-inicia-etapa-preparatoria-para-a-conferencia-maranhense-de-educacao

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.