(Foto: Cinaldo Oliveira)
“Agradeço muito ao governador Flávio Dino por esse presente, pois se não fosse esse programa nunca teria condição de construir um banheiro assim para mim e meus filhos”, agradece emocionada a moradora do Centro de Belágua, Maria Odete Sousa Saminês, representante de umas das famílias beneficiadas com o kit sanitário doado pelo Governo do Estado, em mais uma ação do Programa Mais IDH.
O último sábado (20) foi marcado pelo Dia D Mais IDH, um dia em que o Governo do Estado realizou de forma simultânea a entrega de obras, serviços e mobilização de moradores em 13 municípios beneficiados pelo plano Mais IDH, estratégia do governo para transformar a realidade social dos municípios com os piores índices de desenvolvimento do estado.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o ‘Mais IDH’ é composto por ações estratégicas nas áreas da saúde, educação, produção e renda, gestão e planejamento, executadas pelas diversas secretarias e órgãos do estado.
Ao todo foram entregues no município, uma unidade do Escola Digna, mais de 3,8km de asfalto no Programa Mais Asfalto, Sistemas Simplificados de Água, 23 kits sanitários e 2 kits esportivos, além da realização de atendimentos de saúde pela FESMA como: testes rápidos, aferição de pressão arterial, atividades laborais, dentre outros.
“É uma grande preocupação do governo do Estado não só com a educação das crianças, dos jovens e adolescentes do município, mas também com a qualidade de vida da população. Água e saneamento básico são questões fundamentais para garantir a saúde das pessoas. Muda a vida, melhora a qualidade de vida, reduz o custo com o tratamento de doenças”, afirma o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
Para o Chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da Caema, Alexandre Ferreira, os investimentos em saneamento básico promovidos pelo Governo do Estado no âmbito do Mais IDH são de extrema relevância por levar serviços públicos e infraestrutura de qualidade para a população dos 30 municípios atendidos pelo programa. “Para nós é muito gratificante poder acompanhar essa entrega, é o momento em que a gente constata que esse é um investimento do Governo do Estado que tem feito diferença e tem impactado a vida das pessoas, isso é muito importante. Essa é nossa primeira entrega dos banheiros e daqui pros próximos meses ainda têm muitos em construção e outros sendo entregues, beneficiando a vida de muita gente”, declarou Alexandre Ferreira.
Participaram do Dia D Mais IDH em Belágua, o prefeito do município, Herlon Costa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o subsecretário de educação, Danilo Moreira; o presidente da Cemar, Augusto Dantas; o Chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da Caema, Alexandre Ferreira; a assessora especial do governador do estado, Laurinda Pinto; o presidente da Câmara de Vereadores de Belágua, Manoel Estevão Dutra, e a primeira dama do município, Iracema Vale.
Escola Digna
“Uma construção fundamental para o nosso povoado de Sagrado Coração, principalmente porque com esse prédio eliminamos o aluguel de quatro casas em nossa região e, assim, melhor acomodamos nossos alunos”, esse é o sentimento do Herlon Costa, prefeito de Belágua, ao receber o novo prédio da Escola Municipal Raimundo Nonato Vieira da Silva, construído por meio do Programa Escola Digna no povoado Sagrado Coração, que fica a mais de 30km da sede do município.
Localizada em uma região de difícil acesso, a Escola Municipal Raimundo Nonato Vieira da Silva é uma unidade polo no povoado e atende a mais de 300 alunos de outras localidades, como: São Raimundo, Borá, Alto Alegre, Santa Maria, Anajá dos Dias, nos três turnos de funcionamento. A unidade escolar foi construída pelo Governo em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
“Ganhamos essa escola digna, que nós desejamos tanto e estamos muito felizes e agradecidos ao Governo do Estado e à Cemar, em poder proporcionar a esses alunos uma educação digna. Tanto eu como professora, quanto nossos alunos e pais da comunidade estamos muito gratos”, declara a primeira professora do povoado e futura gestora da E. M. Raimundo Nonato, Maria Antonia Silva dos Santos.
De acordo com o presidente da Cemar, Augusto Dantas, a escola conta com mais um diferencial, todo o projeto estrutural foi pensado, também, no meio ambiente, em ações como: a pintura do telhado, para diminuição do calor nas instalações, e o sistema de abastecimento de água com capitação e reaproveitamento da água da chuva. É uma escola também pensada para o meio ambiente, principalmente, por se tratar de uma região que precisa também de desenvolvimento ambiental.
“Já temos a responsabilidade de levar energia para todo o estado do Maranhão. E é como sempre digo, não levamos energia, levamos qualidade de vida, levamos conforto, levamos produção, levamos desenvolvimento. E essa é mais uma etapa do trabalho da Cemar inaugurando, em parceria com o governo do estado. Esperamos que os alunos e professores façam bom proveito dessa unidade escolar, que, tenho certeza, vai contribuir bastante para o desenvolvimento de Belágua e toda região”, afirma Augusto Dantas.
Para o subsecretário de educação do estado, Danilo Moreira, essa é mais uma demonstração de que para fortalecer o compromisso com a educação no Maranhão é necessário trabalhar em conjunto. “É um momento de bastante alegria a entrega de mais essa unidade escolar, juntamente com essa grande empresa parceira que é a Cemar. Essa é uma capacidade do governo, além de priorizar a educação, o envolvimento de outros parceiros como essa Companhia. E estamos certos que a melhoria da educação no povoado de Sagrado Coração e no município de Belágua, fortalece a melhoria da educação no Maranhão”, declarou Danilo.
Comentários
Comentários