Um evento especial marcou esta quinta-feira (25) em Pinheiral (RJ). Em mais um dia de curso de aperfeiçoamento para instrutores de arbitragem regionais, o ex-árbitro e atual vice-diretor da Escola Nacional de Arbitragem do Futebol (ENAF), José Roberto Wright, foi ao CT João Havelange para dar uma palestra aos participantes.
Grande nome da arbitragem mundial, Wright passou lições de postura e posicionamento dentro do campo. Com a propriedade de quem foi eleito o melhor da Copa do Mundo de 1990, o ex-árbitro exibiu vídeos de atuações históricas ao longo da carreira que construiu e recebeu atenção integral dos alunos.
– É legal estar aqui pelo trabalho que realizei. Investi em uma postura séria, de propriedade em conduzir o jogo, estava sempre buscando me aprimorar tecnicamente… E um curso como esse é importantíssimo. Temos aqui mais ou menos 30 pessoas e consigo ajudar todas a terem uma visão mais ampla de determinadas situações de jogo. Fico muito satisfeito, a CBF está investindo bastante no setor da arbitragem, através do presidente Nunes, do Marcos Marinho, Sergio Corrêa, Alício (Pena Júnior)… São pessoas que fazem um trabalho maravilhoso e acho que o caminho é esse. Fazer com que as coisas corram com muito mais tranquilidade, conhecimento e base – destacou o ex-árbitro.
No final do encontro, José Roberto Wright foi festejado pelos participantes e recebeu uma homenagem da Comissão de Arbitragem da CBF. O ex-árbitro foi presenteado com uma bola assinada por todos os instrutores do curso.
– O Wright foi um grande árbitro FIFA e trouxe a experiência dele aqui para nós, mostrando a história que teve, e é um belo exemplo a ser seguido. Ver esse conhecimento ser compartilhado é interessante, muito válido e recebemos essas informações de alguém que tem uma experiência vasta dentro e fora do campo de jogo – afirmou Paulo Ricardo Conceição, instrutor regional de arbitragem do Rio Grande do Sul.