segunda-feira, 1 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre apresenta política de baixa emissão de carbono para governo e produtores do Peru « Acre

26/01/2018
in Acre

A experiência e os resultados que o governo do Acre adquiriu ao se tornar o primeiro do mundo a executar o Programa Global REM (REDD Early Movers – pioneiros na conservação), referenciou o Estado na execução de uma política de desenvolvimento sustentável, pautada numa economia descarbonizada.

Durante toda a semana, prefeitos, gestores e produtores do Departamento de Madre de Dios, no Peru, estiveram no Acre para conhecer os empreendimentos e instrumentos de gestão, que compõem a política acreana produtiva de baixa emissão de carbono.

imagem27-01-2018-03-01-38

Caravana conheceu os empreendimentos produtivos acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A caravana peruana iniciou o intercâmbio pela Universidade Federal do Acre (Ufac), onde puderam compreender a importância dos produtos não madeireiros para região e conheceram as experiências da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), o governo peruano recebeu informações sobre os resultados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa Rural Ambiental (PRA), Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), bem como sobre o Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa) e seus subprogramas.

“Nós ainda estamos numa era de extrativismo muito forte, com a seringa e a madeira. O nosso governo estadual e federal ainda não consolidou uma política de desenvolvimento sustentável, por isso viemos conhecer as experiências que o governo do Acre executa. Aqui há compromisso com o mundo de recuperar áreas devastadas, com sistemas produtivos, por exemplo. Há um compromisso com o meio ambiente e o planeta”, observou o prefeito provincial de Thauamanu.

A troca de experiência entre os governos é fruto de um acordo assinado durante a Conferência das Partes (COP-20), em 2015, realizado em Lima, no Peru. A visita é fruto de uma parceria da WWF, governos de Thauamanu, Acre e a Earth Innovation Institute (EII).

Modelo de gestão

Elsa Mendoza, coordenadora regional do EII, salientou que o Acre é conhecido por ser líder em várias questões de baixa emissão de carbono, especialmente na aplicação de políticas voltadas para os agricultores familiares.

Anualmente, governos e setores envolvidos com a política de baixa emissão de carbono visitam o Acre para conhecer as experiências, com o intuito de fortalecer a política jurisdicional de Redd em seus países.

Segundo a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros, os intercâmbios fortalecem o bloco da América do Sul. “Quando trocamos dificuldades e resultados, atuamos em conjunto no fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável de toda a Amazônia. No Acre, o governo peruano teve a oportunidade de conhecer a Peixes da Amazônia, Viveiro da Floresta, Cooperacre, Acreaves e a Dom Porquito, empreendimentos que atuam na inclusão do pequeno produtor”, frisou.


imagem27-01-2018-03-01-43

(Foto: Cedida)


imagem27-01-2018-03-01-44

(Foto: Cedida)


imagem27-01-2018-03-01-45

(Foto: Cedida)

 

 

 

 

 


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-apresenta-politica-de-baixa-emissao-de-carbono-para-governo-e-produtores-do-peru

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.