Ações alusivas ao Janeiro Branco. (Foto: Márcio Sampaio)
Para sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com a saúde emocional, a Unidade de Acolhimento Estadual (UA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou as atividades alusivas ao Janeiro Branco. Com o tema ‘Cuidar da mente é essencial à vida’, a UA mobilizou acolhidos, familiares, profissionais, amigos e voluntários durante a ação, nesta sexta-feira (26).
A ação contou com a oferta de serviços de estímulo ao bem-estar e saúde mental. “Realizamos atividades bem diversificadas com o apoio de uma equipe multiprofissional voltada para o processo de reabilitação, para que eles possam exercitar sua cidadania e se sentirem inseridos em nossa sociedade, de forma plena e produtiva”, afirmou a diretora da Unidade de Acolhimento, Lucilene Castro.
A assistente social do Departamento de Saúde Mental, Karla Balata, afirma que campanhas como Janeiro Branco são importantes para vencer o preconceito relacionado aos cuidados com a saúde mental. “As pessoas criticam ou se assustam quando alguém fala que vai ao psicólogo ou ao psiquiatra. Precisamos falar mais sobre o assunto para que ele deixe de ser um tabu e as pessoas procurem ajuda antes que o problema se torne maior e que esses transtornos afetem suas vidas de uma forma que seja difícil reverter”, disse.
Para Antônio Holanda, 36 anos, a Unidade de Acolhimento foi essencial para o restabelecimento do convívio social. Hoje, bacharel em direito, ele diz ser feliz em poder transmitir a experiência para outros usuários. “Sinto no meu coração vontade e desejo de ajudar outras pessoas que estão com eu estava, pois sempre me senti acolhido e amado aqui na unidade. O que eu recebi de graça eu ofereço as pessoas que precisam. Me sinto feliz em poder ajudar”, afirmou o bacharel em direito.
Abraçaço
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP-MA) mobilizam um “abraçaço” alusivo ao Janeiro Branco no Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
A ação, que acontece neste sábado (27), às 8h, representa um gesto simbólico para chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental.
Dia D
Na próxima segunda-feira (29), as unidades da rede estadual de saúde realizarão o Dia D do Janeiro Branco para pacientes, acompanhantes e funcionários.
Comentários
Comentários