O terceiro título nacional conquistado pelo Santos FC ocorreu no dia 28 de janeiro de 1964, na vitória pelo placar de 2 a 0 diante do Bahia jogando na cidade de Salvador no Estádio da Fonte Nove perante um público de 35.365 espectadores com o Rei Pelé marcando os dois tentos do Peixe que era dirigido pelo técnico Luiz Alonso Perez, o Lula que venceu com a seguinte formação: Gylmar; Ismael, Mauro e Geraldino; Haroldo (Joel Camargo) e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Essa partida que era referente ao torneio do ano de 1963 e foi a terceira consecutiva da então chamada Taça Brasil que hoje corresponde ao Campeonato Brasileiro, após a unificação dos títulos nacionais reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol. O Santos Futebol Clube é Octacampeão Brasileiro de fato e de direito.
Contra o time da boa terra o Alvinegro já disputou 60 partidas tendo vencido 29 empatado 13 e perdido 18 partidas marcando 125 e sofrendo 82 gols. O Rei Pelé é o maior artilheiro desses confrontos marcando 15 gols em 16 partidas jogadas.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística