A equipe de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) montou um estande na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luis, no sábado pré-carnavalesco (27), para levar aos foliões que se divertiam ao som dos blocos, alertas sobre segurança viária.
A equipe percorreu os pontos de concentração da festa distribuiu material informativo e realizou testes de etilômetro com os brincantes, que queriam saber como funciona o equipamento. Após os testes, os educadores explicavam as consequências de dirigir alcoolizado para quem bebeu e parabenizavam os motoristas que zeraram o bafômetro ou apresentaram o “Anjo” como garantia da volta pra casa, em segurança.
Também conhecido como bafômetro, a ferramenta utilizada durante as fiscalizações da Operação Lei Seca por policiais do Batalhão Polícia Rodoviária Militar (BPRV) afere a quantidade de álcool por litro de sangue dos condutores, em caso de consumo de bebidas alcoólicas. Registrando infração ao Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se o resultado for de até 0,33mg/l (miligramas de álcool por litro de ar) ou crime de trânsito a partir de 0,34mg/l. A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran -MA, Rositânia Farias, explicou a importância das abordagens durante a festa momesca.
“Quando alertamos as pessoas, elas percebem que é uma escolha simples. Se beber, não dirija. Não, por conta da multa ao ser flagrado na fiscalização. Simplesmente, porque é uma escolha que pode salvar vidas. Por isso, a presença da educação para o trânsito é fundamental para todos no carnaval e em qualquer época do ano”, ressaltou.
O vendedor Givanildo Carvalho estava com a família, quando foi abordado pela equipe. Ele fez o teste do etilômetro e mostrou que estava apto para ser o “Anjo” do dia. “Hoje sou o motorista da vez. Estamos conscientes que é necessário fazer a escolha certa. Parabéns ao Detran por estar no carnaval levando educação para todos”.
A estudante Jessica Moreno também parabenizou a equipe de educadores. “Muito bom esse trabalho. Eu não sabia como era o teste do bafômetro e a importância dele pra garantir a segurança no trânsito”, finalizou.
Comentários
Comentários