Nesta segunda-feira (29) é dia de celebrar mais um ano de vida do Joinville Esporte Clube. Fundado em 29 de janeiro de 1976, o Tricolor vem escrevendo sua história com muitas conquistas por 42 anos, nascido a partir da fusão dos departamentos de futebol do América e do Caxias. Foi com essa parceria, entre dois tradicionais adversários do futebol local que começou a história do JEC.
O Joinville entrou em campo pela primeira vez, recebendo em partida amigável o Vasco da Gama, no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho. O Tricolor abriu o placar com Tonho e Roberto Dinamite empatou para o clube Carioca. Ao final da partida, a torcida já demonstrava afeto pelo novo clube e festejava pelas ruas com orgulho o empate em 1 a 1.
O primeiro título veio logo na primeira competição disputada. No Campeonato Catarinense de 1976, o JEC bateu o Juventus do Rio Sul na final, no velho estádio Edgar Schneider (Olímpico), atual Sadalla Amin Ghanem. Vitória por 1 a 0, com de gol de Tonho. Ao término da partida, o capitão Fontan ergueu a Taça Henrique Labes.
Apesar de novo, o Tricolor já realizou grandes façanhas, como o octocampeonato Estadual, de 1978 a 1985. No Brasil, apenas três equipes chegaram a números melhores ou iguais: Internacional (octocampeão gaúcho), ABC (decampeão potiguar) e América/MG (decampeão mineiro).
Atualmente, o Joinville Esporte Clube ocupa a 30ª posição do ranking nacional de clubes da CBF com 4.805 pontos anotados. A CBF parabeniza o Tricolor e deseja muitos anos de sucessos e conquistas!